MAI quer ter "pelo menos" 60 meios aéreos a operar no período crítico

| País
Porto Canal/Agências

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, quer garantir este ano "pelo menos" 60 meios aéreos, o mesmo número do ano que passou, para a época mais crítica de combate aos incêndios.

"Estamos em crer que vamos conseguir alcançar o objetivo que é ter os mesmos meios aéreos do que em 2022. E, se correr bem, acima das expectativas, poderemos ainda reforçá-los, mas estamos dependentes do mercado", afirmou o governante socialista aos jornalistas em Guimarães, no distrito de Braga.

O entrave para o aumento do número de meios aéreos não é a falta de dinheiro, esse está garantido pelos ministérios da Administração Interna, das Finanças e da Defesa Nacional, mas sim o mercado, sublinhou.

José Luís Carneiro especificou que a guerra na Europa, a escassez de pilotos e o facto de países europeus que não tinham incêndios e que agora têm e, por isso, também precisam de alugar meios aéreos criam uma "forte pressão" no mercado.

A falta de meios aéreos e a procura fazem, depois, disparar os custos, acrescentou.

Neste momento decorrem negociações quer em Portugal, quer na Europa, para Portugal ter os meios indispensáveis no combate aos incêndios entre 01 de julho e 30 de setembro, período tido como crítico, disse.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.