Linces-ibéricos vão ser recebidos pela primeira vez no Norte, no Parque Biológico de Gaia

Linces-ibéricos vão ser recebidos pela primeira vez no Norte, no Parque Biológico de Gaia
| Norte
Porto Canal

Os linces-ibéricos são os felinos que correm mais perigo de extinção. As obras para a construção do espaço de preservação já arrancaram. A chegada das espécies está prevista para dezembro de 2023.

É no Parque Biológico de Gaia que se vai fazer o primeiro centro de recuperação do lince-ibérico.

Um macho e uma fêmea devem chegar até ao final deste ano.

Já começaram as obras para a construção do espaço para as espécies ficarem, que estão avaliadas em 337 mil euros.

Nas instalações do Parque Biológico, em Avintes, está a ser construído um cercado próprio para os linces.

Segundo o Jornal de Notícias, a ideia é que, no futuro, se possam reproduzir. A possibilidade de virem mais linces não está excluída, mas é necessário perceber como é que os que chegam no final do ano se ambientam.

Existirá uma equipa especializada para acompanhar os linces-ibéricos e monitorizar a sua permanência.

Realizado no último ano, o último censo sobre o lince-ibérico indica que existem em Portugal apenas mais 261 espécies em liberdade. As zonas que estes animais costumam ocupar são as regiões do Alentejo, Algarve e Vale do Guadiana.

Além do Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, em Silves, no Algarve, só é possível em Portugal ver de perto estes animais no Jardim Zoológico de Lisboa e no Centro de Interpretação e Observação de Mértola, no Alentejo.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.