Linces-ibéricos vão ser recebidos pela primeira vez no Norte, no Parque Biológico de Gaia

Linces-ibéricos vão ser recebidos pela primeira vez no Norte, no Parque Biológico de Gaia
| Norte
Porto Canal

Os linces-ibéricos são os felinos que correm mais perigo de extinção. As obras para a construção do espaço de preservação já arrancaram. A chegada das espécies está prevista para dezembro de 2023.

É no Parque Biológico de Gaia que se vai fazer o primeiro centro de recuperação do lince-ibérico.

Um macho e uma fêmea devem chegar até ao final deste ano.

Já começaram as obras para a construção do espaço para as espécies ficarem, que estão avaliadas em 337 mil euros.

Nas instalações do Parque Biológico, em Avintes, está a ser construído um cercado próprio para os linces.

Segundo o Jornal de Notícias, a ideia é que, no futuro, se possam reproduzir. A possibilidade de virem mais linces não está excluída, mas é necessário perceber como é que os que chegam no final do ano se ambientam.

Existirá uma equipa especializada para acompanhar os linces-ibéricos e monitorizar a sua permanência.

Realizado no último ano, o último censo sobre o lince-ibérico indica que existem em Portugal apenas mais 261 espécies em liberdade. As zonas que estes animais costumam ocupar são as regiões do Alentejo, Algarve e Vale do Guadiana.

Além do Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, em Silves, no Algarve, só é possível em Portugal ver de perto estes animais no Jardim Zoológico de Lisboa e no Centro de Interpretação e Observação de Mértola, no Alentejo.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).