Lar de Idosos em Matosinhos aumenta mensalidades para 1800 euros e causa descontentamento nos utentes

Lar de Idosos em Matosinhos aumenta mensalidades para 1800 euros e causa descontentamento nos utentes
| Norte
Porto Canal

A cargo das famílias e dos utentes está o pagamento mensal de 1326,08 euros, ao qual acresce o valor da comparticipação da Segurança Social. Depois de várias acusações de maus tratos e o orçamento ter sido negado em assembleia-geral, a instituição não tem licença para atuar como lar.

O Lar do Comércio, um lar de idosos, em Matosinhos, notificou os seus utentes, por carta que as mensalidades do lar vão aumentar. O lar é casa de 150 idosos. 

Segundo o Público, a média das mensalidades ronda agora os 600 euros. No entanto, vão aumentar para 1800 euros, que resulta da comparticipação das famílias, dos utentes e da Segurança Social (473,92 euros).

Esta mudança entrará em vigor no dia 1 de julho. Existem 120 pessoas colocadas ao abrigo de um acordo de cooperação com a Segurança Social e quatro extra.

Existem, também, 26 utentes que, quando entraram, doaram dinheiro à instituição e, portanto, ficaram a pagar um pequeno valor. No entanto, desde março que deixaram de ter comparticipação pública.

Segundo Paulo Castro, técnico de contas, assessor financeiro, anunciou: “A instituição está falida” e que “se nada for feito, o Lar do Comércio corre a passos largos para encerrar a 31 de agosto de 2023”. O orçamento não foi aprovado em Assembleia-Geral, em dezembro de 2022.

Existem investigações que estão abertas devido a 67 crimes de maus-tratos, 17 dos quais agravados pelo resultado.

Além disso, a nova direção realizou dois despedimentos coletivos e muitos destes são sócios da instituição.

Após uma reunião entre as famílias e a direção, o Público adianta que a direção promete olhar para cada caso e decidir um valor. O lar planeia requalificar-se, passando a ter uma unidade privada e outra social.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.