Governo considera "relevante" apelo do PR para subida dos juros dos depósitos

Governo considera "relevante" apelo do PR para subida dos juros dos depósitos
| País
Porto Canal/Agências

O secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, considerou este sábado importante haver um incentivo à subida das taxas de juro dos depósitos e, nesse contexto, relevante o apelo do Presidente da República nesse sentido.

"É importante haver um incentivo a que, de facto, exista uma subida das taxas de juro dos depósitos dos bancos portugueses", afirmou o governante em declarações no Ministério das Finanças.

A referência é a taxa de juro dos depósitos dos bancos na zona euro, que anda "na casa dos 2,11%" e este "deveria ser um referencial a incentivar, de facto, a banca portuguesa a convergir para esses valores (...), isso seria natural", defendeu.

O apelo do Presidente da República é, por isso, "um apelo relevante, dada a influência" que "tem na sociedade portuguesa", considerou João Nuno Mendes, recordando que o Governo e o ministro das Finanças também já se pronunciaram nesse sentido.

O Presidente da República pediu hoje, em Santarém, um "esforçozinho" aos bancos para "tornar mais atraente" o pagamento dos depósitos aos portugueses.

Falando durante a visita após a inauguração da Feira Nacional da Agricultura, Marcelo Rebelo de Sousa fez este apelo tendo em conta a procura dos certificados de aforro, sinal de que "os portugueses acham que aquilo que a banca está a pagar é pouco".

A banca, defendeu o Presidente, "tem que fazer no mínimo um esforçozinho para perceber que quando as pessoas apostam em taxas de juros de três vírgula tal é porque recebem na banca um terço e que a situação não é indefinidamente deixar ou suspender ou adiar ou deixar de recorrer a esses meios alternativos de poupança, de aforro, só porque a banca entende que deve, não só recuperar o passado, como precaver-se para o futuro".

Marcelo Rebelo de Sousa falou do fim da comercialização da série E dos Certificados de Aforro e a criação da nova série F, com uma taxa de juro base inferior, anunciada sexta-feira à noite e criticada por partidos da oposição, que acusam o executivo de fazer favores à banca.

"Houve zero cedência à banca", a decisão faz parte de "uma correta gestão da dívida pública" afirmou, repetidamente, o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes.

O instituto de gestão da dívida pública portuguesa "tem feito um enorme esforço para acomodar a procura de subscrição de certificados" que tem ocorrido, salientou, relembrando que o planeado para este ano inteiro era fazer cerca de 3,5 mil milhões e neste momento já se chegou aos "10 mil milhões em essencialmente cinco meses, o que é absolutamente extraordinário".

Além disso, sustentou, "também havia a necessidade de adequar a taxa de remuneração dos certificados com o nível de remuneração dos restantes financiamentos da República".

O produto, afirmou ainda, continua a ser atrativo e competitivo para os aforradores, atendendo à remuneração conseguida com outros produtos de aforro, nomeadamente os juros de depósitos bancários.

A taxa de juro base da série E, agora suspensa, acompanha a evolução da Euribor a três meses, não podendo da fórmula de cálculo resultar um valor inferior a 0% e superior a 3,5% ao que acrescia um prémio de permanência de até 1%.

Já a taxa de juro base da nova série F também varia consoante a Euribor a três meses, não podendo ir além dos 2,5%, a que acresce um prémio de permanência que pode ir até 1,75%.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.