FC Porto sagra-se tetracampeão em Andebol 

FC Porto sagra-se tetracampeão em Andebol 
| Desporto
Porto Canal

FC Porto venceu o Marítimo (33-25), no Funchal, e ergueu o tão desejado troféu pela quarta vez consecutiva. 

Já podiam – e deviam – ser cinco os campeonatos consecutivos, mas o facto é que o FC Porto venceu o Marítimo (33-25), no Funchal, e sagrou-se TETRACAMPEÃO NACIONAL. Na 26.ª e derradeira jornada do Andebol 1, António Areia – que ao intervalo já se ia destacando com seis golos marcados – foi o melhor marcador azul e branco na partida (8 golos).

Não se esperavam facilidades e o início do jogo comprovou essa mesma expectativa: logo no primeiro lance da partida, Victor Iturriza saiu lesionado com queixas no tornozelo e até foram os da casa a marcar primeiro. Frente a um Marítimo competente, o FC Porto arrancou algo perdulário e, aos 18 minutos, registava-se um 11-8 favorável aos insulares. Magnus Andersson parou o jogo, corrigiu os erros da equipa e, a partir daí, viram-se 12 minutos à campeão. Quatro golos sem resposta levaram os Dragões para a dianteira do duelo, onde se mantiveram até ao intervalo (18-15). Sebastian Frandsen, que deixou a sua marca bem patente durante a etapa inaugural, terminou-a com uma defesa de grande calibre.

No arranque da segunda parte, o protagonista voltou a ser António Areia. Aproveitando o espaço resultante de um esquema defensivo subido do adversário, marcou o sétimo golo da conta pessoal no encontro. Com um ritmo mais pausado, maior solidez defensiva e um apoio incansável vindo das bancadas, os portistas alargaram a vantagem no embate e, a um quarto de hora de soar a buzina pela derradeira vez, o resultado já se situava em 24-19. Com a experiência de quem está habituado a lutar contra os tubarões europeus – será esse novamente o cenário na próxima temporada –, os da Invicta geriram confortavelmente o adiantamento no placar e confirmaram o 24.º campeonato nacional do palmarés do clube (33-25).

No próximo sábado, no mesmo local, o FC Porto defronta o Sporting nas meias-finais da Final 4 da Taça de Portugal (10 de junho, 17h30).

FICHA DE JOGO

MARÍTIMO-FC PORTO, 25-33
Andebol 1, 26.ª jornada
3 de junho de 2023
Pavilhão do CS Marítimo
Árbitros: Vânia Sá e Marta Sá

Marítimo: Diogo Valério e Radule Radulovic (g.r.); Délcio Pina, Tomás Abreu, Rúben Ribeiro, João Pinto, Guilherme Tavares, Nuno Silva, Elias António, Nuno Reis, Tiago Martins, João Miranda, Pedro Peneda, João Gomes e Eldin Vrazalica
Treinador: Paulo Fidalgo

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés, André Sousa, Victor Iturriza, Pedro Cruz, Nikolaj Læsø, Rui Silva, Daymaro Salina, Ignacio Plaza, Jack Thurin, Mamadou Diocou, Leonel Fernandes, Diogo Branquinho, António Areia e Fábio Magalhães
Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 15-18

+ notícias: Desporto

FC Porto: Clube anuncia compra de terrenos para academia na Maia

O FC Porto avançou para a aquisição de 14 hectares de terreno na Maia, onde irá construir a nova Academia do clube. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e o administrador financeiro Fernando Gomes marcaram presença na sessão de adjudicação dos 18 lotes pelo valor de 3,4 milhões de euros.

Sérgio Conceição: "O FC Porto tem que lutar por títulos"

Esta quarta-feira, a partir das 20h15 (Sport TV1), FC Porto e Vitória de Guimarães irão discutir a última vaga no Jamor, onde o Sporting já tem lugar garantido, assim que Artur Soares Dias fizer ecoar pelo Estádio do Dragão o apito inicial da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na primeira os portistas venceram por 1-0.

Anha Candé: "Vamos dar tudo para ganhar"

Terminada a fase de grupos como a melhor das 32 equipas em prova, eliminado o campeão europeu AZ, em Alkmaar, e o Mainz, na Alemanha, o FC Porto prepara-se para iniciar a Final Four da Youth League diante do AC Milan, em Nyon, na próxima sexta-feira às 17h00 (FC Porto TV/Porto Canal). Na antecâmara da viagem à Suíça, André Oliveira revela que “a equipa está bem”, os jogadores “habituados à pressão” e “otimistas para o que vem aí”, um desafio em que “a mentalidade vai fazer toda a diferença”.