'Bis' de Gundogan vale Taça de Inglaterra e mantém City na rota do 'treble'

'Bis' de Gundogan vale Taça de Inglaterra e mantém City na rota do 'treble'
| Desporto
Porto Canal/Agências

Dois golos de Ilkay Gundogan permitiram este sábado ao Manchester City manter-se na rota do 'treble' e conquistar a Taça de Inglaterra de futebol, graças à vitória por 2-1 sobre o rival Manchester United, que marcou por Bruno Fernandes.

Nunca a expressão "entrar a ganhar" se tornou tão válida quanto hoje, pelo menos numa final da Taça de Inglaterra, quando o médio alemão marcou, aos 13 segundos, o golo mais rápido de sempre, ao qual respondeu o jogador português, aos 33, de grande penalidade, antes de Gundogan fixar o resultado, aos 51.

Pouco tempo após ter-se sagrado tricampeão inglês, o City arrebatou pela sétima vez a Taça de Inglaterra, numa final inédita com o rival de Manchester, e pode fechar a época 2022/23 com um 'treble' inédito na história do clube, se vencer no próximo sábado o Inter Milão na final da Liga dos Campeões.

O Manchester United, o único clube a alcançar tal proeza, em 1999, procurava evitar já hoje que a equipa treinada pelo espanhol Pep Guardiola continuasse a sonhar com essa possibilidade, mas terá agora de contar que os italianos mantenham o rival afastado da glória europeia que persegue há vários anos.

Se Bruno Fernandes marcou o golo dos 'red devils' e tentou desempenhar a árdua missão de organizar o futebol da sua equipa -- tarefa que o opôs várias vezes ao compatriota Bernardo Silva, protagonista de um jogo menos inspirado -, Rúben Dias mostrou-se inultrapassável na defesa do City e Diogo Dalot não abandonou o banco de suplentes do United.

O jogo começou, literalmente, com o primeiro golo de Gundogan, alcançado com um colocado remate de fora da área, 13 segundos após o apito inicial do árbitro Paul Tierney, na sequência de uma jogada que começou com um pontapé longo do guarda-redes alemão Stefan Ortega.

O médio germânico marcou o golo mais rápido no jogo decisivo da prova, superando por 12 segundos o anterior registo, que pertencia a Louis Saha desde 2009, quando o avançado francês inaugurou o marcador para o Everton, frente ao Chelsea, que acabou por vencer o jogo, por 2-1.

Os 'citizens' voltaram à carga pouco depois, com um desvio de cabeça do médio espanhol Rodri, mas o golo madrugador teve o condão de serenar o esperado vendaval ofensivo do City, poupando, talvez, a mais sobressaltos o rival citadino, que também nunca se mostrou, verdadeiramente, ameaçador.

Tal como aconteceu com o adversário, os 'red devils' igualaram sem terem feito muito para isso, através de uma grande penalidade concretizada por Bruno Fernandes, aos 33 minutos, a punir um toque com a mão do imprevidente Jack Grealish dentro da grande área do tricampeão inglês.

O empate ao intervalo expressava mais o conformismo do City do que o mérito do United, mas Gundogan rapidamente tratou de recolocar os 'citizens' em vantagem - ainda que tenha demorado um pouco mais do que no início da partida -, como novo remate de longe, após ter sido 'descoberto' pelo belga Kevin De Bruyne sem marcação à entrada da área adversária.

O guarda-redes espanhol David de Gea evitou o terceiro golo dos 'citizens', opondo-se aos remates de De Bruyne e, pouco depois, do norueguês Erling Haaland, que terminou um raro jogo em branco, ainda que tenha voltado a estar perto de faturar na sequência de um ressalto, já perto do fim.

Privado de dois importantes ativos para o ataque, o brasileiro Antony e o francês Anthony Marital, ambos lesionados, o treinador dos 'red devils, o holandês Erik ten Hag, lançou Alejandro Garnacho e o avançado argentino tentou quebrar a apatia da sua equipa e quase marcou aos 72 minutos, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do poste.

Menos perigoso, o United manteve-se à distância de um golo de empatar a final e essa possibilidade nunca abandonou Wembley, ficando perto de se concretizar já no período de compensação, quando Ortega a impediu por duas vezes no mesmo lance, em que a bola ainda embateu na barra da baliza do City.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.