Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025, apresentando como um dos seus principais trunfos as 201 associações do concelho, que promovem 78 modalidades envolvendo 50.757 praticantes regulares, foi anunciado esta sexta-feira.

Segundo o município, a rede de equipamentos, com sete piscinas municipais, quatro pavilhões, sete campos de ténis, 32 polidesportivos e uma via ciclopedonal, é outro dos argumentos de peso esgrimidos na candidatura, que será apresentada publicamente no domingo.

A estes equipamentos, vão juntar-se, no futuro próximo, um centro de atletismo, um skate park e a remodelação do estádio municipal e das piscinas municipais.

“Estes equipamentos desportivos vão fazer de Famalicão um dos territórios mais apetrechados do país para a prática desportiva de todos”, sublinha o município.

A câmara destaca ainda a aposta “na criação de condições verdadeiramente democráticas para a prática desportiva”.

“Os resultados estão à vista e hoje somos uma terra de associações dinâmicas e empreendedoras, arrojadas nos seus objetivos e na sua ação. Somos um território de campeões em múltiplas áreas. Um território em que cada vez mais gente pratica desporto e o faz de forma sistemática. Pelo simples prazer e benefício de fazer desporto”, sustenta o executivo.

Nos últimos três anos, a verba reservada pelo município para o desporto praticamente duplicou, atingindo quase 8 milhões de euros em 2023, o maior orçamento de sempre.

Daquela verba, cerca de 5 milhões são destinados aos recursos humanos, destacando-se ainda os 2 milhões de euros para ações e programas de natureza social.

“É este o nosso compromisso connosco próprios. Igualdade de oportunidades para todos”, sustenta o município.

Salienta ainda que o investimento médio municipal no desporto por habitante é de 60 euros, enquanto a média nacional se cifra nos 50 euros.

A candidatura destaca também o Programa Municipal de Promoção do Rendimento Desportivo, que foi criado em 2021 para apoiar os atletas do concelho de alto rendimento.

Em 2022, o programa apoiou 15 atletas num total de investimento de 40 mil euros, mas desde que foi criado já chegou a cerca de três dezenas de atletas.

Ao nível dos programas desportivos municipais, a candidatura aponta, desde logo, o “Mais e Melhores Anos”, que pretende promover o desporto, a saúde, o bem-estar e hábitos de vida ativa entre a população idosa e os cidadãos portadores de deficiência.

Neste momento, estão matriculados 4.353 utentes na vertente sénior, 218 na vertente de desporto adaptado e 450 no desporto de reabilitação.

O Programa envolve cerca de sete dezenas de professores de Educação Física e fisioterapeutas, sendo totalmente gratuito para os cidadãos.

“Este é um programa que está a ser monitorizado e acompanhado pela Universidade do Porto, que já evidenciou cientificamente os ganhos de saúde e de qualidade de vida obtidos pelos beneficiários”, sublinha o município.

Há ainda os programas “Brincar a Torto e a Direito”, “Famalicão em Forma”, “Move-te”, a Escola Municipal de Natação, o “Corre Famalicão, “Famalicão Trilhos”, “Nutre Sport”, “Quota Social Desportiva” e “Famalicense d’Ouro”.

A candidatura realça também a aposta na formação dos dirigentes desportivos e a centena e meia de funcionários municipais alocados para o setor, entre técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

“Apresentamos a nossa candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2025 porque somos um território desportivo por excelência. O desporto faz aqui parte do dia-a-dia de todas as gerações. Somos e seremos cada vez mais um território que respira desporto”, remata o município.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.