CMVM sofreu "pressões" para acelerar aprovação do prospecto do aumento de capital do BES

CMVM sofreu "pressões" para acelerar aprovação do prospecto do aumento de capital do BES
| Economia
Porto Canal

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, revelou hoje no Parlamento que o supervisor sofreu "as maiores pressões" por parte dos assessores financeiros para acelerar a aprovação do prospeto do aumento de capital do BES.

"A CMVM teve as maiores pressões, nomeadamente, por parte dos assessores que trabalharam na operação, para aprovar o prospeto o mais rápido possível", adiantou o responsável numa comissão parlamentar dedicada à situação no Grupo Espírito Santo (GES), do qual o Banco Espírito Santo (BES) é o principal ativo.

"Foi-nos dito que, caso contrário, haveria centenas de milhares ou mesmo milhões de euros de prejuízo", sublinhou, assegurando que "a CMVM não aceitou as pressões".

Daí, o prospeto do aumento de capital do BES, cuja publicação foi considerada um "momento crítico" pelo líder do supervisor, ter sido "publicado mais tarde do que era suposto", contando com 35 páginas dedicadas à enumeração dos riscos associados às várias entidades do GES a que o banco então liderado por Ricardo Salgado está exposto.

"Pela primeira vez constava informação sobre os acionistas do banco", assinalou Carlos Tavares, explicando que o supervisor considerou que "aquilo que fosse importante e grave para um acionista do banco, era importante para o próprio banco e para o preço das suas ações".

O presidente da CMVM disse que este pode ser considerado um "caso de escola", já que, apesar de os inúmeros riscos relacionados com o investimento nas ações disponíveis no âmbito do aumento de capital estarem elencados, "apesar disso, a operação foi subscrita na totalidade".

"A CMVM só tem que aprovar um prospeto. Não pode impedir um aumento de capital deliberado pelos acionistas", realçou, acrescentando que o supervisor só pode "obrigar a publicar tudo" o que sabe "que existe" sobre a entidade em causa.

Os vários riscos enumerados no prospeto do aumento de capital do BES foram identificados "muito graças" à colaboração da CMVM com a sua congénere luxemburguesa, sublinhou.

O Espírito Santo Financial Group (ESFG), o principal acionista do BES com 20,1%, tem sede no Luxemburgo, país onde está cotado na praça acionista, a par do mercado português, mas "o mercado mais líquido da ação ESFG é em Lisboa", disse.

"Daí sermos nós os responsáveis pela comunicação ao mercado", justificou.

"Para além da informação que está no prospeto, poucos dias depois, foi publicado um comunicado do ESFG, antes do período de irrevogabilidade das ordens. Foi um momento importante", considerou Carlos Tavares.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.