Rui Moreira diz que Câmara não interfere na relação entre dona e inquilino do Sá da Bandeira

Rui Moreira diz que Câmara não interfere na relação entre dona e inquilino do Sá da Bandeira
| Porto
Porto Canal / Agências

A manutenção do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e a relação entre a empresa que o detém e o inquilino decorre à margem da câmara municipal, afirmou esta sexta-feira o presidente.

“A manutenção do teatro [Sá da Bandeira] e a relação entre eles [proprietário e inquilino] decorre à nossa margem e não me posso pronunciar”, referiu o independente Rui Moreira.

O autarca reagia assim, depois de questionado pelos jornalistas sobre o “conflito” existente entre a Livraria Lello, proprietária do teatro, e o inquilino, firma Rocha Brito & Vigoço, que vai chegar às vias judiciais, segundo noticiou o Jornal de Notícias (JN) na sua edição de quarta-feira.

“Os donos do imóvel exigem que a empresa responsável pela exploração assuma o pagamento das obras de restauro e conservação que o relatório técnico de peritagem, encomendado pela Lello em 2021 e terminado no ano seguinte, consideradas 'urgentes'”, sustentou o diário.

A 30 de maio de 2019, a Livraria Lello comprou o Teatro Sá da Bandeira por 3,5 milhões de euros.

À margem da apresentação do programa de celebrações do centenário de Guerra Junqueiro, Rui Moreira disse que não lhe compete a si pronunciar-se sobre o litígio entre aquelas duas empresas.

“Não me compete a mim pronunciar sobre essa matéria [litígio], sendo certo que a câmara tudo fez e que o inquilino aquilo que pediu foi a classificação do teatro como loja histórica, o que o município através de uma comissão independente considerou legítimo, e parece-me legítimo dado ser um teatro”, frisou.

Moreira recordou que o teatro “foi salvo” pela câmara portuense em 2017, depois de ter classificado a sua sala de espetáculos.

Nesse ano, em que se realizaram as eleições autárquicas, a autarquia foi notificada de que o teatro ia ser vendido porque estava numa zona onde esta poderia exercer o seu direito de preferência, explicou.

E, depois de uma votação unânime por parte dos deputados da assembleia municipal, a câmara exerceu esse direito de preferência e classificou a sala de espetáculos e não o edifício todo, esclareceu.

“Classificámos a sala e percebemos que a partir dali, quem viesse a adquirir o teatro, não podia deixar de salvaguardar a história e património daquele teatro que é o mais antigo do Porto”, salientou.

Depois, acrescentou Moreira, foi lançada uma hasta pública “amplamente anunciada” e surgiu uma entidade que comprou o Sá da Bandeira.

+ notícias: Porto

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

Nova fase das obras do 'metrobus' entre Boavista e Marechal arranca segunda-feira

A nova fase das obras do 'metrobus' do Porto entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa arranca na próxima segunda-feira, divulgou hoje a Metro do Porto.

Dupla de mágicos mundialmente famosos visitam o Porto e fazem truque viral

Os famosos mágicos Siegfried and Joy passaram pela cidade do Porto para fazer o ‘truque’ viral.