Greve às avaliações finais de todos os anos de escolaridade, anuncia STOP

Greve às avaliações finais de todos os anos de escolaridade, anuncia STOP
| País
Porto Canal / Agências

O coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) anunciou uma greve às avaliações finais de todos os anos de escolaridade, para além de uma greve a todo o serviço durante a próxima semana.

“Vai haver greve a todos os procedimentos que envolvam avaliações finais, de todos os ciclos e todos os anos de escolaridade. E também, na próxima semana, de dia 5 de junho a 9 de junho, ou seja, a semana inteira, greve de pessoal docente e não docente a todo o serviço, em que não existem serviços mínimos”, anunciou.

Numa conferência de imprensa que decorreu durante a hora de almoço, em frente à Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, André Pestana realçou que estas novas formas de luta foram decididas depois de uma auscultação feita aos profissionais de educação.

“Apelamos, mais uma vez, a que se façam fundos de greve, como se provou que era totalmente legal, para que assim, de uma forma organizada em cada escola, possa ter um maior impacto”, acrescentou.

Aos jornalistas, o dirigente do Stop disse ainda que também já está a ser preparado o início do próximo ano letivo.

“Se o ministro [da Educação] não ceder nas questões principais, será um início de ano claramente diferente do que tem sido habitualmente. De facto, os profissionais da educação não podem continuar a perder direitos e a não serem dignificados”, avisou.

De acordo com André Pestana, os profissionais de educação sentem que “há muito dinheiro neste país que continua a não ser canalizado para o que é realmente importante", nomeadamente para "os serviços públicos”.

“Nós queremos que a sociedade perceba que nós estamos aqui a zelar por uma escola pública, não de serviços mínimos, mas de excelência, de qualidade”, concluiu.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.