Mutares apontada como próxima compradora da Efacec

| Economia
Porto Canal

Ainda não há certeza sobre quem será o novo dono da Efacec. A decisão deveria ser conhecida, esta quinta feira, mas o Conselho de Ministros terminou sem divulgar o novo acionista maioritário da empresa de Matosinhos.

No entanto, o jornal ECO adiantou esta quinta-feira que será a holding alemã Mutares a ficar com a participação do Estado.

Recorde-se que há quatro fundos candidatos no concurso para a reprivatização da Efacec. Tratam-se do consórcio formado pelas empresas Visabeira e Sodecia, o fundo português Oxy Capital, o fundo norte-americano Oaktree e a holding alemã Mutares.

O jornal ECO avança que vai ser mesmo a Mutares a adquirir os 71,73% da Efacec que se encontram, neste momento, sob gestão do Estado Português, depois da saída de Isabel dos Santos da posição de controlo da empresa. Diz o ECO que o relatório entregue pela Parpública ao Governo coloca em evidência a vantagem da Mutares sobre os restantes fundos concorrentes no processo de reprivatização.

A decisão final sobre quem vai assumir as rédeas da Efacec vai ficar pendente, pelo menos, durante mais uma semana. Entre as condições exigidas pelo Governo para entregar a empresa estão o perdão de dívida dos bancos e os credores que compraram obrigações da Efacec, bem como reestruturação de áreas de negócio e da força laboral.

Ainda de acordo com o ECO, a Mutares pretende reduzir o número de trabalhadores da empresa e exige um acordo para levar a cabo o fim do negócio.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.