Produtores de gado enfrentam graves problemas para conseguir alimentar animais

| Norte
Porto Canal

Os produtores de gado estão a enfrentar graves problemas para conseguir alimentar os animais. O preço da palha, por exemplo, aumentou para o dobro e falam mesmo no pior ano de sempre, o que tem obrigado os pastores a vender algumas cabeças de gado.

A seca que se vive em Portugal pode pôr em causa muitas explorações.

Ao Porto Canal, Fábio, um produtor da raça Churra transmontana, disse que nunca viveu tempos tão difíceis como o que está a viver. Confessa que não se quer desfazer dos animais e que, por isso, vai resistindo como pode. No entanto, no inverno a situação vai agravar-se, afirmou.

Os produtores estão apreensivos com as consequências da seca no setor e por esta altura o futuro é uma incógnita.

Um outro produtor de gado, Otávio, confessou ao Porto Canal também estar a viver tempos mais difíceis. Já teve de vender ovelhas do seu rebanho e admitiu que não vai ficar por aqui.

São cada vez mais os pastores a vender animais das explorações por falta de alimento, devido à seca. A situação está complicada e no terreno teme-se que a consequência seja uma diminuição dos efetivos. Dessa forma, multiplicam-se os apelos de apoios para fazer face a esta crise.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.