Biblioteca “esquecida” reabre renovada no Porto

| Porto
Porto Canal

A Biblioteca Popular de Pedro Ivo reabriu esta quinta-feira, depois de dois anos com programação intermitente. O equipamento foi alvo de uma pequena intervenção, depois de ter sofrido vários atos de vandalismo. O espaço é agora aquilo que sempre foi, um equipamento dedicado a crianças e jovens.

O espaço retomou a vocação original ao tornar-se novamente num equipamento dedicado ao público infanto-juvenil. A Biblioteca Popular de Pedro Ivo voltou a abrir portas ao público portuense e está dotado de um fundo com cerca de 1000 livros, todas elas disponíveis para consulta ou empréstimo domiciliário. Incluída no projeto “Biblioteca Errante”, a oferta inclui vários géneros como a literatura, a história, a geografia, as ciências, a filosofia, a psicologia e a banda desenhada.

A reabertura da biblioteca, que completa 75 anos em 2023, está inserida no projeto “Biblioteca Errante”, que consiste numa rede de bibliotecas temáticas, permanentes ou móveis, espalhadas pela cidade. O espaço conta com os livros da autoria de Pedro Ivo, pseudónimo de Carlos Lopes, patrono do espaço e escritor nascido no Porto.

A Biblioteca de Pedro Ivo estava, desde 2021, dedicada a programação intermitente. O edifício, situado na Praça do Marquês, chegou a ser alvo de atos de vandalismo, depois de ter estado durante um algum tempo sem iniciativas.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.