SEF detém 13 estrangeiros por tráfico humano e identifica sete vítimas, duas menores

SEF detém 13 estrangeiros por tráfico humano e identifica sete vítimas, duas menores
| País
Porto Canal/Agências

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve em Portugal, no âmbito de uma operação internacional, 13 cidadãos estrangeiros por tráfico de seres humanos e identificou sete vítimas desse crime, entre as quais duas vítimas menores de idade.

“Portugal, através do SEF, participou numa ação global contra o tráfico de pessoas para exploração sexual, mendicidade e criminalidade forçadas, entre os dias 08 e 15 de maio. A nível nacional, resultou da operação “Cadeia Global” a detenção de 13 cidadãos estrangeiros, seis dos quais identificados como traficantes, e a sinalização de sete vítimas de tráfico de seres humanos, duas delas menores de idade”, adiantou o SEF em comunicado.

De acordo com o comunicado do SEF, a operação em território nacional prolongou-se por oito dias, durante os quais “mais de 900 inspetores do SEF e militares da Guarda Nacional Republicana identificaram 24.881 pessoas, 648 veículos e 33 empresas por todo o país, incluindo fronteiras aéreas, marítimas e terminais de autocarros”.

A operação internacional foi liderada pela Áustria e coordenada pela Europol, Frontex e Interpol, envolvendo diversas autoridades, como polícias de fronteiras, serviços de imigração, serviços sociais e de proteção de menores, decorrendo simultaneamente em 46 países, dos quais 26 são Estados-membros da União Europeia e os restantes 20 são países terceiros.

Os objetivos da operação internacional passaram pela “deteção e desarticulação de grupos criminosos organizados” dedicados ao tráfico de seres humanos, nomeadamente de crianças, procurando identificar vítimas e desmantelar redes criminosas, com origem na América do Sul, Ásia, África, e, em território europeu, Balcãs Ocidentais e Ucrânia.

“No total, foram identificadas 1.426 potenciais vítimas, que deram origem a 224 novas investigações. Foram, ainda, detidos 138 suspeitos de tráfico e efetuadas 212 detenções”, precisou o SEF.

+ notícias: País

Um terço dos portugueses até 49 anos não tem habitação estável

Cerca de 36% dos jovens e 33% dos adultos, entre os 35 e 49 anos, não têm habitação estável, avança o Jornal de Notícias este domingo de acordo com uma sondagem feita pela Aximage. Este cenário verifica-se porque a maioria dos inquiridos diz não ter condições para conseguir aceder ao crédito ou pagar os valores de renda que estão atualmente a ser praticados em Portugal.

Próxima semana traz nova atualização no preço dos combustíveis. Confira as previsões

A próxima semana traz uma nova atualização no preço dos combustíveis. As previsões apontam para a descida de um cêntimo no preço por litro do gasóleo e a subida de um cêntimo no preço por litro da gasolina, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

Eleições regionais da Madeira decorrem este domingo com mais de 253 mil eleitores inscritos

Mais de 253 mil eleitores são este domingo chamados a votar nas legislativas regionais da Madeira para escolher a nova composição do parlamento do arquipélago, com 13 candidaturas na corrida.