SEF detém 13 estrangeiros por tráfico humano e identifica sete vítimas, duas menores

SEF detém 13 estrangeiros por tráfico humano e identifica sete vítimas, duas menores
| País
Porto Canal/Agências

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve em Portugal, no âmbito de uma operação internacional, 13 cidadãos estrangeiros por tráfico de seres humanos e identificou sete vítimas desse crime, entre as quais duas vítimas menores de idade.

“Portugal, através do SEF, participou numa ação global contra o tráfico de pessoas para exploração sexual, mendicidade e criminalidade forçadas, entre os dias 08 e 15 de maio. A nível nacional, resultou da operação “Cadeia Global” a detenção de 13 cidadãos estrangeiros, seis dos quais identificados como traficantes, e a sinalização de sete vítimas de tráfico de seres humanos, duas delas menores de idade”, adiantou o SEF em comunicado.

De acordo com o comunicado do SEF, a operação em território nacional prolongou-se por oito dias, durante os quais “mais de 900 inspetores do SEF e militares da Guarda Nacional Republicana identificaram 24.881 pessoas, 648 veículos e 33 empresas por todo o país, incluindo fronteiras aéreas, marítimas e terminais de autocarros”.

A operação internacional foi liderada pela Áustria e coordenada pela Europol, Frontex e Interpol, envolvendo diversas autoridades, como polícias de fronteiras, serviços de imigração, serviços sociais e de proteção de menores, decorrendo simultaneamente em 46 países, dos quais 26 são Estados-membros da União Europeia e os restantes 20 são países terceiros.

Os objetivos da operação internacional passaram pela “deteção e desarticulação de grupos criminosos organizados” dedicados ao tráfico de seres humanos, nomeadamente de crianças, procurando identificar vítimas e desmantelar redes criminosas, com origem na América do Sul, Ásia, África, e, em território europeu, Balcãs Ocidentais e Ucrânia.

“No total, foram identificadas 1.426 potenciais vítimas, que deram origem a 224 novas investigações. Foram, ainda, detidos 138 suspeitos de tráfico e efetuadas 212 detenções”, precisou o SEF.

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.