Recém-nascidos conseguem ir para casa 24 horas após parto no Hospital de S. João

Recém-nascidos conseguem ir para casa 24 horas após parto no Hospital de S. João
| Norte
Porto Canal

“Regresso a Casa” é o projeto levado a cabo pelo Hospital de São João, no Porto. A iniciativa vai permitir que o recém-nascido vá para casa 24 horas após o parto. No Dia Mundial da Criança, esta quinta-feira, será posta a funcionar na instituição.

Antes desta iniciativa, o bebé e a mãe apenas poderiam regressar a casa após as 48 horas. O hospital age em conformidade com o ACES Porto Oriental e o ACES Maia/Valongo, unidades de cuidados primários, também importantes neste processo.

O Jornal de Notícias avança que o acompanhamento clinico deve manter-se após a família estar em casa. Maria João Batista, médica e presidente do Conselho de Administração do São João, explica ao JN, que, após as 48 horas desde do parto, “um médico da pediatria do São João e uma enfermeira deslocam-se a casa da família".

Em comunicado, o Hospital de São afirma que se trata de uma prática “benéfica” para o bebé e para a mãe. “Além de não aumentar o risco de complicações maternas ou neonatais, a alta tem um impacto significativamente positivo na experiência familiar e no sentimento de parentalidade positiva", lê-se no documento.

A Direção-Executiva do SNS pretende que a iniciativa seja praticada em mais hospitais do país, de modo a reduzir o tempo de internamento, a carga de trabalho dos profissionais e melhorar a gestão em saúde.

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.