Dia da Criança. Museu e Bibliotecas do Porto fazem programa especial para celebrar os mais novos

Dia da Criança. Museu e Bibliotecas do Porto fazem programa especial para celebrar os mais novos
Foto: António Alves|Porto
| Porto
Porto Canal

No Dia da Criança, esta quinta-feira, o Museu e Bibliotecas do Porto anunciaram um programa especial durante três dias consecutivos. A Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a Biblioteca Popular de Pedro Ivo estão repletas de cinema, livros e música.

O Dia da Criança também marca a reabertura da Biblioteca Popular de Pedro Ivo, que completa, este ano, 75 anos de existência.

A programação passa por um concerto do B Fachada, cantautor e multi-instrumentista português, para crianças, na sexta-feira, às 19h, na Biblioteca Popular de Pedro Ivo. Já no sábado, no mesmo espaço e à mesma hora, o estúdio Sara Pazos apresenta o espetáculo «Os Vestidos do Tiago», inspirado na obra de Joana Estrela.

Já na vertente do cinema, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, vão haver esta quinta-feira às 18 horas, sessões de cinema dos seguintes filmes: «Ice Merchants», de João Gonzalez (2022), distinguido na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, e «Mavka: A Alma da Floresta», de Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban (2023), situado nas “vastas florestas ucranianas” e que conta a história das “maravilhosas criaturas míticas que habitam entre árvores antigas guardando fielmente o seu reino sagrado”.

Já na sexta-feira, vai ser projetado no auditório o «Os Flofos: Viagem no Tempo», de David Silverman e Raymond S. Persi (2021), às 17h. No sábado, às 16h30, será exibido o filme «À Procura de Anne Frank», de Ari Folman (2021). A entrada nas sessões de cinema é gratuita, sujeita à lotação da sala.

A nível das leituras, vão ser feitas a partir de sábado. Nesse dia, haverá a «Hora do Conto» em dose dupla, com Adelaide Silva e Verónica Magalhães: às 10h, a partir do texto «As Duas irmãs Fabianas», de Agustina Bessa-Luís; «O menino Grão-de-Milho», da mesma autora, dá o mote para a «Hora do Conto» às 14h30.

Há sessões para bebés dos 18 aos 36 anos, dinamizado por Cândida da Luz. Vão ser duas sessões de «Ler antes de Ler», e vai ser às 11h e às 15h30.

No Reservatório, às 11 horas de sábado, o Coletivo ARiSCA desenvolve a oficina para os mais novos «Cápsula do tempo #4», que convida a desvendar em família uma verdadeira coleção de enigmas da arqueologia.

+ notícias: Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte mudou com o Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte, no coração do Porto, ganhou o nome da loja da esquina voltada ao Mercado do Bolhão. A emblemática empresa da cidade viria a encerrar em 2004, paradoxalmente o ano da criação da Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana, que lançou as bases da nova vida do quarteirão. Entre projetos, demolições e mudança de promotores imobiliários, só ao fim de quase 20 anos é que o espaço da cidade vai voltar a receber moradores. Numa viagem pela história, que resposta dá à cidade o novo Quarteirão da extinta Casa Forte?

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.