Dia da Criança. Museu e Bibliotecas do Porto fazem programa especial para celebrar os mais novos

Dia da Criança. Museu e Bibliotecas do Porto fazem programa especial para celebrar os mais novos
Foto: António Alves|Porto
| Porto
Porto Canal

No Dia da Criança, esta quinta-feira, o Museu e Bibliotecas do Porto anunciaram um programa especial durante três dias consecutivos. A Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a Biblioteca Popular de Pedro Ivo estão repletas de cinema, livros e música.

O Dia da Criança também marca a reabertura da Biblioteca Popular de Pedro Ivo, que completa, este ano, 75 anos de existência.

A programação passa por um concerto do B Fachada, cantautor e multi-instrumentista português, para crianças, na sexta-feira, às 19h, na Biblioteca Popular de Pedro Ivo. Já no sábado, no mesmo espaço e à mesma hora, o estúdio Sara Pazos apresenta o espetáculo «Os Vestidos do Tiago», inspirado na obra de Joana Estrela.

Já na vertente do cinema, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, vão haver esta quinta-feira às 18 horas, sessões de cinema dos seguintes filmes: «Ice Merchants», de João Gonzalez (2022), distinguido na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, e «Mavka: A Alma da Floresta», de Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban (2023), situado nas “vastas florestas ucranianas” e que conta a história das “maravilhosas criaturas míticas que habitam entre árvores antigas guardando fielmente o seu reino sagrado”.

Já na sexta-feira, vai ser projetado no auditório o «Os Flofos: Viagem no Tempo», de David Silverman e Raymond S. Persi (2021), às 17h. No sábado, às 16h30, será exibido o filme «À Procura de Anne Frank», de Ari Folman (2021). A entrada nas sessões de cinema é gratuita, sujeita à lotação da sala.

A nível das leituras, vão ser feitas a partir de sábado. Nesse dia, haverá a «Hora do Conto» em dose dupla, com Adelaide Silva e Verónica Magalhães: às 10h, a partir do texto «As Duas irmãs Fabianas», de Agustina Bessa-Luís; «O menino Grão-de-Milho», da mesma autora, dá o mote para a «Hora do Conto» às 14h30.

Há sessões para bebés dos 18 aos 36 anos, dinamizado por Cândida da Luz. Vão ser duas sessões de «Ler antes de Ler», e vai ser às 11h e às 15h30.

No Reservatório, às 11 horas de sábado, o Coletivo ARiSCA desenvolve a oficina para os mais novos «Cápsula do tempo #4», que convida a desvendar em família uma verdadeira coleção de enigmas da arqueologia.

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Quatro meses depois, Gondomar publica horários da UNIR… com erros

A Câmara Municipal de Gondomar divulgou, na tarde desta segunda-feira, os horários atualizados da rede de autocarros da UNIR, numa publicação na rede social de Facebook. Contudo, após a partilha, foram detetados erros em alguns dos horários, onde por exemplo um autocarro passava duas vezes pelo mesmo local de paragem.

Homem fica preso em máquina no El Corte Inglês de Gaia

Um homem de 57 anos de idade sofreu ferimentos, na manhã desta terça-feira, na sequência de um acidente de trabalho no Centro de Distribuição do El Corte Inglês em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Crestuma.