Eurostat aponta recuo de taxa de desemprego e inflação na zona euro

Eurostat aponta recuo de taxa de desemprego e inflação na zona euro
| Economia
Porto Canal / Agências

A taxa de emprego e inflação recuaram, em abril. Taxa de emprego recuou para os 6,5% na zona euro e os 6,0% na União Europeia, já a taxa de inflação anual da zona euro desceu, em maio, para os 6,1% estima o Eurostat.

Na zona euro, a taxa de desemprego de abril (6,5%) recuou face à de 6,7% do mesmo mês de 2022 e quando comparada à de 6,6% de março.

Na UE, segundo os dados do gabinete estatístico europeu, o desemprego recuou na comparação homóloga (6,1% em abril de 2022) e manteve-se estável nos 6,0% na variação em cadeia.

Em abril, estimavam-se que 13.028 milhões de pessoas estavam desempregadas na UE, das quais 11.088 na zona euro.

Entre os Estados-membros, a Espanha (12,7%), a Grécia (11,2%) e a Itália (7,8%) apresentaram, em abril, as maiores taxas de desemprego e a Polónia, República Checa (2,7% cada) e Malta (2,8) as menores.

Em Portugal, o desemprego foi de 6,8%, acima da média da zona euro.

Taxa de inflação também recua

A taxa de inflação anual da zona euro desceu, em maio, para os 6,1%, puxada pelo abrandamento do aumento de preços na componente da alimentação e pela deflação na energia, estima o Eurostat.

Em maio de 2022, a taxa de inflação anual era de 8,1% nos países do euro e em abril de 2023 de 7,0%.

De acordo com a estimativa rápida do serviço estatístico europeu, considerando as componentes da inflação, o da alimentação, álcool e tabaco apresentou, em maio, a maior taxa, de 12,5%, mas um ponto abaixo dos 13,5% de abril.

Na componente da energia, por seu lado, passou de uma subida de preços de 2,5% em abril para uma descida de 1,7% em maio.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.