Estatutos da Direção Executiva do SNS serão aprovados até ao final de junho, garante Pizarro

| País
Porto Canal

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde já exerce funções há quase nove meses, mas os estatutos ainda não estão aprovados. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assegurou que a situação será regularizada até ao final de junho.

No ‘SNS Summit’ realizado esta quarta-feira, em Coimbra, Manuel Pizarro explicou que este é um processo que exige muito cuidado.

O Ministro anunciou ainda que o modelo dos Centros de Responsabilidade Integrada será aplicado a todos os hospitais públicos. Trata-se de estruturas de gestão intermédia, que apesar de dependentes dos conselhos de administração dos hospitais, têm autonomia funcional e técnica.

Para alcançar este objetivo, o ministro admite que é necessário intensificar as normas legais e criar modelos de remuneração que incentivem os profissionais a aderir à criação destes centros.

+ notícias: País

Manuel Serrão e Júlio Magalhães alvo de buscas pela Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar dezenas de buscas no âmbito de uma investigação sobre obtenção fraudulenta de fundos europeus, na qual o empresário Manuel Serrão e o jornalista Júlio Magalhães são suspeitos.

O que já se sabe da investigação da PJ a Manuel Serrão e Júlio Magalhães

A Polícia Judiciária (PJ) refere que as 78 buscas realizadas hoje na Operação Maestro visam projetos cofinanciados por fundos comunitários, que terão permitido aos suspeitos ganhos ilícitos de quase 39 milhões de euros, entre 2015 e 2023.

Salgado pode sair do país há meses... mas só agora tribunal deu por isso

A notícia é avançada pelo jornal ECO, que cita o despacho desta segunda-feira, no âmbito da Operação Marquês. O documento assinado por um juiz do tribunal criminal de Lisboa dá nota que o prazo máximo da medida de coação aplicada a Ricardo Salgado é de um ano e seis meses, sem que tenha havido condenação com trânsito em julgado.