Mutares e Oaktree favoritos na Efacec. Governo deve aprovar novo dono esta semana

| País
Porto Canal

Os fundos internacionais Mutares e Oaktree são os principais candidatos a vencer o concurso de reprivatização da Efacec. A reprivatização da Emesma está a chegar ao dia D: o Governo quer aprovar esta semana em Conselho de Ministros o vencedor do concurso a partir de uma short-list com quatro candidatos e, neste momento, os fundos Mutares e Oaktree são os favoritos.

Depois de longas semanas de negociações, a Parpública chegou finalmente a um relatório final que já foi entregue ao Governo, e os fundos Mutares e Oaktree estão claramente à frente nesta luta. Segundo fonte do jornal ECO que acompanha o negócio, adiantou que são as propostas mais fortes do ponto de vista do projeto industrial (Mutares) e das condições financeiras da operação (Oaktree).

É de relembrar que desde o ano em que foi nacionalizada, a Efacec já obteve pelo menos 250 milhões de euros em apoios do Estado, entre injeção de capital e garantias públicas. Só até novembro de 2022, foram injetados na tesouraria 70,5 milhões de euros pela Parpública, a gestora das participações públicas do Estado. Desde então e até agora o dinheiro canalizado corresponde a cerca de 90 milhões. Quanto aos empréstimos garantidos pelo Estado, estes atingiram os 100 milhões.

+ notícias: País

EuroDreams. Sorteio sem totalistas mas 19 terceiros prémios 'aterram' em Portugal

Nenhum apostador conquistou o primeiro prémio do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, não havendo assim nenhum felizardo a levar para casa 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Manuel Serrão e Júlio Magalhães alvo de buscas pela Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar dezenas de buscas no âmbito de uma investigação sobre obtenção fraudulenta de fundos europeus, na qual o empresário Manuel Serrão e o jornalista Júlio Magalhães são suspeitos.

Eis a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já são conhecidos os números da sorte do sorteio EuroDreams desta segunda-feira.