Mutares e Oaktree favoritos na Efacec. Governo deve aprovar novo dono esta semana

| País
Porto Canal

Os fundos internacionais Mutares e Oaktree são os principais candidatos a vencer o concurso de reprivatização da Efacec. A reprivatização da Emesma está a chegar ao dia D: o Governo quer aprovar esta semana em Conselho de Ministros o vencedor do concurso a partir de uma short-list com quatro candidatos e, neste momento, os fundos Mutares e Oaktree são os favoritos.

Depois de longas semanas de negociações, a Parpública chegou finalmente a um relatório final que já foi entregue ao Governo, e os fundos Mutares e Oaktree estão claramente à frente nesta luta. Segundo fonte do jornal ECO que acompanha o negócio, adiantou que são as propostas mais fortes do ponto de vista do projeto industrial (Mutares) e das condições financeiras da operação (Oaktree).

É de relembrar que desde o ano em que foi nacionalizada, a Efacec já obteve pelo menos 250 milhões de euros em apoios do Estado, entre injeção de capital e garantias públicas. Só até novembro de 2022, foram injetados na tesouraria 70,5 milhões de euros pela Parpública, a gestora das participações públicas do Estado. Desde então e até agora o dinheiro canalizado corresponde a cerca de 90 milhões. Quanto aos empréstimos garantidos pelo Estado, estes atingiram os 100 milhões.

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.