Guarda quer ser Capital Regional dos Santos Populares

Guarda quer ser Capital Regional dos Santos Populares
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara da Guarda disse esta quarta-feira que pretende afirmar a cidade como Capital Regional dos Santos Populares, com a realização do evento "Santos da Guarda", que vai decorrer entre 8 e 25 de junho.

“Se a Guarda sempre teve uma grande tradição nos Santos Populares, nós devemos afirmar cada vez mais essa tradição. E o mês de junho caminha cada vez mais para que essa tradição seja absolutamente verdade para todo o sempre, nesta capitalidade que a Guarda também pode querer assumir no futuro ao nível dos Santos Populares”, disse esta quarta-feira Sérgio Costa.

O autarca falava na apresentação da edição deste ano do evento “Santos da Guarda”, que inclui a realização de várias atividades nos bairros da cidade, animação, concurso do melhor caldo de grão, marchas populares, entre outras.

Segundo o presidente do município da cidade mais alta do país, quase todos os concelhos têm festividades ligadas aos Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro), mas a Guarda “consegue ser transversal” e organiza festejos durante praticamente todo o mês de junho.

Para o autarca, o programa municipal, que representa um investimento global de cerca de 150 mil euros, é organizado para atrair pessoas para o território e para dinamizar a economia, o que é “muito importante”.

Os Santos Populares são “uma marca muito forte na atração de pessoas nesta época do ano”, salientou. Sérgio Costa referiu que este ano vão participar nos “Santos da Guarda” 14 bairros, que organizam festividades nos dias 8 (São Domingos), 9 (Guarda-Gare), 10 (São Vicente), 11 (Torrão), 12 (Pinheiro), 13 (Lameirinhas), 14 (Sequeira), 15 (Bonfim), 16 (Caixa), 17 (Alfarazes), 18 (Luz), 19 (Nossa Senhora de Fátima), 20 (Galegos) e 21 (Póvoa do Mileu).

Nos bairros haverá tasquinhas, apresentação da “boneca dos Santos Populares” e outros festejos locais.

Como novidade na edição deste ano, será realizada, no dia 24 de junho, por ocasião da feira anual de São João, uma recriação histórica da atribuição da Carta Régia de Dom Afonso III, em 25 de março de 1255, que esteve na origem da sua criação.

A iniciativa será dinamizada pela Associação Hereditas e vai decorrer no recinto da feira anual, no Parque Urbano do Rio Diz. Nos dias 23, 24 e 25 de junho, a Praça do Município irá receber a Festa de Encerramento dos “Santos da Guarda”, que inclui uma feira de artesanato, animação, comes e bebes, concertos, “bonecas dos Santos Populares”, marchas e o concurso do Caldo de Grão.

O caldo de grão é um prato tradicional que é muito popular na Guarda nesta época festiva e o concurso atribuirá a “concha prateada” ao vencedor. As marchas populares serão interpretadas pelos bairros da Luz e da Sequeira e pelos grupos convidados da Bica (Lisboa) e da Banda Bingre Canelense (Estarreja).

O presidente da autarquia da Guarda, Sérgio Costa, referiu ainda que o município está “muito grato” a todas as associações e comissões de moradores que se associaram aos festejos dos Santos Populares deste ano.

+ notícias: Norte

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.