Suspeito de agredir e roubar pais em Famalicão absolvido devido a silêncio das vítimas

Suspeito de agredir e roubar pais em Famalicão absolvido devido a silêncio das vítimas
| Norte
Porto Canal / Agências

O Tribunal de Guimarães absolveu esta quarta-feira um homem de Vila Nova de Famalicão que estava acusado de ameaçar e agredir os pais para lhes roubar dinheiro para alimentar o vício da droga e do álcool.

Segundo o tribunal, o arguido beneficiou do silêncio dos pais, que se recusaram a prestar declarações em audiência de julgamento, “mesmo após terem sido esclarecidos da essencialidade dos seus depoimentos”.

“Deste modo, ficou provada a factualidade que o arguido admitiu, ou seja, a exigência ou pedido de entrega de dinheiro e a efetiva entrega do dinheiro”, refere o acórdão.

O arguido, de 30 anos e que padece de perturbação esquizofrénica, negou que alguma tivesse feito ameaças de morte aos pais ou que os tivesse agredido, pois, alegou, “gostava muito deles, tinha saudades deles e seria incapaz de lhes fazer algum mal”.

O tribunal deu como provado que a dinâmica familiar era prejudicada pelo comportamento instável do arguido, com exigências de dinheiro aos pais, “condição que estava associada à manutenção do hábito aditivo, o que potenciaria os problemas do foro psiquiátrico”.

“Os progenitores demonstravam alguma ambivalência e incapacidade para lidar com o comportamento do arguido, porém, continuavam a manifestar-lhe apoio, sobretudo a mãe”, lê-se ainda no acórdão.

O arguido estava acusado de quatro crimes de roubo, dois dos quais na forma tentada, praticados entre janeiro e abril de 2022 e todos relacionados com as ameaças e/ou agressões aos pais para lhes “sacar” dinheiro.

Face à falta de provas, o tribunal absolveu-o, tendo ainda decidido, ao contrário do que pedia o Ministério Público, não o declarar inimputável perigoso e não determinar a aplicação de uma medida de segurança de internamento em estabelecimento de tratamento adequado à sua anomalia psíquica.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.