CP e maioria dos sindicatos chegam a acordo. Revisores ficam de fora

CP e maioria dos sindicatos chegam a acordo. Revisores ficam de fora
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal / Agências

A CP – Comboios de Portugal anunciou que alcançou um acordo sobre a atualização intercalar de salários com a maioria dos sindicatos, com exceção do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), o único que manteve a greve desta quarta-feira.

Em comunicado, a operadora informou ter “alcançado um acordo sobre as valorizações remuneratórias intercalares com todos os sindicatos (15), à exceção do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI)”.

A transportadora ferroviária defendeu que “este consenso é uma prova da equidade e do compromisso da CP em valorizar todos os seus trabalhadores, bem como do trabalho desempenhado pelos sindicatos na representação dos seus associados”.

A CP recordou que, tendo em conta este acordo, “dois dos três sindicatos que haviam emitido um pré-aviso de greve para o dia de hoje, desconvocaram a greve”, acrescentando que “esta atitude responsável é um claro indicador da capacidade de diálogo e entendimento entre a CP e as estruturas sindicais, no interesse de todos: trabalhadores, empresa e passageiros”.

A CP lamentou que “o SFRCI seja o único sindicato a não chegar a um consenso com a empresa”, destacando que isso “determinará aumentos inferiores para os seus associados comparativamente com os trabalhadores abrangidos por outros acordos de empresa”.

“A CP continua, todavia, na disponibilidade de assinar o acordo com o SFRCI, sem, contudo, pôr em causa a equidade na distribuição do plafond de que dispõe”, concluiu.

Os sindicatos da CP que convocaram greve para esta quarta-feira dividiram-se depois de uma reunião com o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, tendo o SNTSF/Fectrans decidido desconvocar a paralisação e o SFRCI optado por manter.

Em declarações à Lusa na terça-feira, José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), adiantou que a organização e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) decidiram desconvocar a greve depois da reunião com o governante.

O sindicalista apontou um "conjunto de algumas garantias transmitidas pelo secretário de Estado" e um acordo com a CP, indicando que irão "continuar um processo de negociação".

Este acordo traduz-se num aumento intercalar de 50 euros por mês, indicou.

Por sua vez, Luís Bravo, do SFRCI, disse à Lusa que a estrutura mantinha a greve, tendo já levado à supressão de vários comboios.

"Fomos afetados com a questão da retirada dos revisores das marchas, vamos perder postos de trabalho e estamos a ser, na distribuição do aumento complementar, discriminados face a outros trabalhadores", lamentou.

Referindo-se à decisão do Estado de conceder um aumento intercalar de 1%, Luís Bravo disse que a CP, com a "urgência do acordo com o sindicato dos maquinistas", acabou por "absorver grande parte desse orçamento", ficando os outros trabalhadores "muitos lesados".

"Há esta falta de equidade que está a gerar desigualdades incompreensíveis. E põe em causa os nossos postos de trabalho", disse, indicando que "o secretário de Estado ouviu, está a avaliar as questões", mas não deu ainda resposta.

O dirigente sindical, em declarações já esta manhã, disse que "nos revisores a adesão à greve é de 100%, estando apenas a ser cumpridos os serviços mínimos. No que diz respeito às bilheteiras, os dados apontam para 90% encerradas em todo o país".

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.