No rio Leça, vão ser feitas limpezas e vão ser instaladas sondas de monitorização

No rio Leça, vão ser feitas limpezas e vão ser instaladas sondas de monitorização
| Norte
Porto Canal

A Associação Corredor do Rio Leça vai iniciar uma iniciativa de limpeza e manutenção do rio em questão, através de limpezas de resíduos e da instalação de sondas fixas ao longo do seu percurso. Porém, proprietários das margens dos rios não mostram interesse no projeto.

Faz esta quarta-feira dois anos que a Associação Corredor do Rio Leça foi criada pelos municípios da Maia, Santo Tirso, Matosinhos e Valongo, com o objetivo de limpar o rio Leça (48 quilómetros), que já foi dos mais poluído da Europa.

Na próxima segunda-feira, vai ser dado um arranque simbólico da intervenção de quatro milhões de euros, resultado de uma candidatura a um financiamento europeu, na Maia – concelho em que preside a Associação de momento. O dinheiro será utilizado para a limpeza do rio e a valorização das margens do rio e dos principais afluentes.

O Jornal de Notícias adianta que, para além de uma limpeza geral no rio, este também passará a ter monotorização durante 24 horas por dia, através de sondas fixas colocadas em 12 pontos diferentes. Estas sondas avaliam a qualidade da água.

Ao JN, Artur Branco, engenheiro ambiental e diretor-executivo da Associação Corredor do Rio Leça, afirma que, para além de retirar resíduos urbanos, vão se retiradas plantas exóticas invasoras que “são um drama para biodiversidade e para a qualidade da água do rio”.

No entanto, para a limpeza acontecer, é necessário a autorização dos proprietários das margens dos rios, dado que são quase todas (90%) privadas, adianta o diretor-executivo.
O objetivo da associação é que a limpeza dure até dezembro de 2023, contudo, não se verifica muita adesão dos proprietários das margens para a iniciativa, apesar das sessões de esclarecimento realizadas pelos municípios.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.