Autarcas aplaudem lançamento do concurso para a conclusão da variante alternativa à EN14

| Norte
Porto Canal

Depois de décadas de avanços e recuos, os autarcas de Vila Nova de Famalicão, Maia e Trofa aplaudem o lançamento do concurso para o arranque da terceira e última fase da variante alternativa à estrada nacional (EN) 14.

O concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal tem como prazo para apresentação de propostas o dia 20 de junho.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, disse ao Porto Canal que esta obra “já devia estar concluída há muitas décadas”. “É uma reivindicação antiga que felizmente vai-se concretizar”, disse.

Esta empreitada permite pôr fim ao trânsito caótico na EN 14, onde circulam em média por dia cerca de 50 mil veículos, cerca de 20% são pesados, já que a via atravessa um dos principais corredores exportadores do país.

Em curso estão ainda as obras da segunda fase da variante que começaram há mais de um ano e têm uma extensão de 10 quilómetros, entre a Maia e a Trofa.

A obra reclamada há 30 anos representa um investimento de 17 milhões de euros e incluiu a construção de uma nova ponte sobre o rio ave.

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.