Iniciativa de apoio a idosos em Vila do Conde com falta de financiamento

Iniciativa de apoio a idosos em Vila do Conde com falta de financiamento
| Norte
Porto Canal

Este projeto encontra-se com falta de financiamento por parte da instituição Portugal Inovação Social. Iniciativa de apoio a idosos chama-se “Porta 55+” e ajuda a população com idade avançada a ter um envelhecimento “mais saudável”. 

Os voluntários que compõe as equipas têm mais de 55 anos de idade e as suas zonas de atividade principal são as freguesias de Vila Chã, Árvore e Mindelo. A iniciativa faz atividades com idosos como passear, levar café, jogar às cartas, fazer exercício físico, entre outras.

Criado em 2020, o projeto do Centro Social e Paroquial de Mindelo (CSPM) é apoiado pelo Portugal Inovação Social e encontra-se sem financiamento. O Jornal de Notícias avança que a instituição apenas o garante até ao final do ano.

Atualmente, o projeto conta com 28 voluntários e apoia mais de uma centena de idosos, muitos que vivem sozinhos nas suas casas.

Ao JN, o vice-presidente do CSPM afirma que o projeto, pelos resultados que faz parecer, devia tornar-se “numa política publica e ser replicado em todo o país".

Segundo um inquérito feito aos mais de 100 idosos apoiados, cerca de 98% concordam que a companhia da instituição é positiva. Sentem-se, portanto, menos sozinhos. O método mais eficaz para retardar a demência é, de facto, a estimulação cognitiva.

26 voluntários, do total de 28, estão dispostos a continuar o projeto, mesmo sem financiamento.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.