Elevador de Santa Luzia volta a funcionar sexta-feira, dia em que completa 100 anos

Elevador de Santa Luzia volta a funcionar sexta-feira, dia em que completa 100 anos
| Norte
Porto Canal/Agências

O elevador que liga Viana do Castelo ao templo de Santa Luzia vai voltar a funcionar, na sexta-feira, dia em que cumpre 100 anos de existência e depois 10 meses de paragem para remodelação, foi esta terça-feira anunciado.

“No dia do seu aniversário, o funicular vai entrar em funcionamento absolutamente renovado, requalificado, com uma imagem profundamente apelativa”, afirmou o presidente da Câmara de Viana do Castelo.

Luís Nobre, que falava aos jornalistas no final da reunião camarária, adiantou que o funicular “vai continuar a cumprir três objetivos essenciais”.

“Marcar um período da nossa história, da chegada da ferrovia ao concelho. É concretizada a recuperação de um elemento icónico que faz a ligação entre dois pontos da cidade, o centro histórico e o templo de Santa Luzia e, que vem cumprir essa função”, sublinhou.

Luís Nobre destacou a sua importância na mobilidade dentro do espaço urbano da cidade e a sua contribuição ambiental, “evitando que, em média, por dia, mais de 100 carros subam o monte de Santa Luzia”.

“Em termos ambientais é fabuloso o contributo que está a dar à descarbonização, para além da componente patrimonial e estética. Com esta requalificação, vai ter mais condições para o utilizar. É uma boa forma de celebramos os seus 100 anos”.

Em fevereiro último, a Câmara de Viana do Castelo abriu concurso público, pelo valor base de 356.100,12 euros, para obras de requalificação.

O funicular, muito procurado pelos turistas que visitam a cidade, parou em agosto de 2022 devido a uma anomalia detetada num dos cabos.

O equipamento, com um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar, sendo considerado o mais extenso do género no país, esteve abandonado entre 2001 e 2007.

Voltou a assegurar as ligações entre o centro da cidade e o monte de Santa Luzia em abril de 2007, depois de a autarquia ter investido 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.