Comissão de honra das festas da Senhora da Agonia de 2023 presidida pela Confraria

Comissão de honra das festas da Senhora da Agonia de 2023 presidida pela Confraria
Foto: Festas d’Agonia
| Norte
Porto Canal / Agências

A Confraria de Nossa Senhora da Agonia vai presidir, este ano, à comissão de honra da romaria de Viana do Castelo anunciou o presidente da câmara por considerar que a entidade garante a “identidade, e longevidade” das festas.

“Este ano decidi delegar a presidência da comissão de honra das festas à Confraria de Nossa Senhora da Agonia. É a primeira vez que uma entidade preside à comissão de honra, mas considero que faz todo o sentido por se tratar de um conjunto de pessoas anónimas merecedor de destaque, porque tem trabalhado muito para a grandiosidade das festas”, afirmou Luís Nobre.

O autarca socialista, que anunciava a decisão ao executivo municipal, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, sublinhou que a Confraria de Nossa Senhora d’Agonia “tem papel fundamental” na componente religiosa da romaria, bem como “na preservação do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia”.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia acrescentou que a Confraria de Nossa Senhora da Agonia “é, nos termos dos seus estatutos, uma associação pública de fiéis canonicamente ereta, com personalidade jurídica pública na igreja”.

Os “seus membros têm a designação de irmãos e a associação tinha, nos seus primeiros Estatutos, a denominação de Irmandade de Nossa Senhora da Agonia”.

Em maio de 1890, “foi conferido à Irmandade de Nossa Senhora d’Agonia o título de “REAL por sua Majestade El Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia – Juízes perpétuos desta Irmandade”.

A Confraria tem o fim principal de promover o culto e a devoção a Nossa Senhora, particularmente sob a invocação de Nossa Senhora da Agonia.

Luís Nobre destacou que, “em 2023, celebram-se 200 anos do surgimento da romaria, conforme atesta Francisco Sampaio no Pedido de Declaração de Interesse Turístico da Romaria d’Agonia”.

O autarca adiantou que se “cumprem também 240 anos (1783) do início da realização de missa ao dia 20 de agosto, a sagrada Confraria dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar (...), ano dia 20 de agosto, uma missa solene".

Também este ano se cumprem os 130 anos (1893/2023) que foram incorporados os "Zabumbas e Zés-Pereiras" (cabeçudos e gigantes) na festividade.

Relativamente à igreja de Nossa Senhora d'Agonia, “assinalam-se 150 anos sobre a ampliação da elegante frontraria do templo da autoria de André Soares, e do dobramento de altar”.

A presidência da comissão de honra da Romaria da Agonia é uma função que, por inerência, cabe ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, mas que há mais de duas décadas é delegada em figuras “que contribuem para a promoção do concelho e das festas”, como aconteceu com a fadista Amália Rodrigues, o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa, a artista plástica Joana Vasconcelos, entre muitos outros.

As origens da Romaria d'Agonia remontam a uma via-sacra referenciada em documentos do século XV. Nesse local foi construída, em 1674, a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro. A devoção surgiu em 1751, quando a imagem da santa entrou na capela, o que fez aumentar de forma considerável o número de promessas e ofertas, mantendo-se até aos dias de hoje como padroeira dos pescadores.

A igreja dedicada à santa começou a ser construída em 1774 e, nove anos mais tarde, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu licença para que todos os anos pudesse ser celebrada naquele local, a 20 de agosto, uma missa solene, dia que, ainda hoje, é feriado municipal.

Nos moldes próximos dos atuais, a festa surgiu em 1823 e o primeiro desfile do traje surgiu em 1906.

Dois anos depois o programa incluiu, pela primeira vez, a parada agrícola, antecessora do atual cortejo histórico-etnográfico.

Em 1968 realizou-se a primeira Procissão ao Mar, outro dos números mais emblemáticos, com dezenas e dezenas de embarcações de pesca a levarem a imagem da padroeira ao mar e ao rio. Também a Feira Franca da festa é bem antiga, contando já com mais de 250 anos de existência.

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.