Burlas na área do Comando de Braga da PSP duplicaram desde 2019

Burlas na área do Comando de Braga da PSP duplicaram desde 2019
| Norte
Porto Canal/Agências

As burlas na área tutelada pelo Comando de Braga da PSP registaram, em 2022, um aumento de 102% relativamente a 2019, último ano pré-pandemia, anunciou esta terça-feira aquela força.

Em comunicado, a PSP acrescenta que “a grande maioria” das burlas foi cometida através de meios digitais.

Num balanço da atividade de 2022, na véspera da celebração do seu 146.º aniversário, e sempre comparando com 2019, aquele Comando sublinha que a criminalidade violenta ou grave na sua área registou um decréscimo de cerca de 33%.

Em comunicado, a PSP especifica que os crimes praticados contra pessoas diminuíram 8%, sendo de destacar a redução em 13% do crime de violência doméstica.

Os crimes de roubo e furto também diminuíram 44% e 3%, respetivamente.

Por outro lado, o registo de crimes de ameaça e coação aumentou cerca de 7%.

Segundo a PSP, verificou-se um aumento de 3% do registo de crimes contra o património, “muito impulsionado pelo grande aumento” das burlas.

Em 2022, a criminalidade geral aumentou 1,8% (mais 97 crimes), “como consequência do número crescente das detenções”.

“Caso contrário, registaríamos uma diminuição de 3,2%”, frisa o comunicado.

As detenções aumentaram 41%, o que corresponde a mais 237 do que em 2019.

No âmbito do licenciamento e fiscalização de explosivos, armas e munições, foram apreendidas e entregues para destruição cerca de 1.300 armas de fogo.

A PSP de Braga tem a seu cargo uma área territorial de cerca de 89,4 quilómetros quadrados, que compreende as cidades de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

Nessa área, residem cerca mais de 234 mil habitantes.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.