Câmara de Aveiro investe meio milhão de euros para recuperar "Ponte de Pau"

Câmara de Aveiro investe meio milhão de euros para recuperar "Ponte de Pau"
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Aveiro anunciou esta terça-feira o início da requalificação da denominada “Ponte de Pau”, na Avenida 5 de Outubro, num investimento de meio milhão de euros, destinado a corrigir o desnível no tabuleiro.

“A intervenção tem como objetivo resolver várias patologias da ponte, concretizando uma profunda obra de qualificação e estabilização estrutural, com mudança de apoios e juntas de dilatação, a criação de lajes de transição e a substituição dos betuminosos”, revela a autarquia em nota de imprensa.

A obra tem um prazo de cinco meses e a Câmara de Aveiro admite que vai provocar constrangimentos “pontuais e diferenciados” à circulação automóvel e pedonal.

Sendo uma via movimentada, a autarquia justifica que os condicionamentos de trânsito na Avenida 5 de Outubro são necessários para garantir as condições de segurança a quem por ali circula e aos trabalhadores da obra.

“Nesta primeira fase está cortado o trânsito, para desenvolvimento dos trabalhos, no sentido norte/sul, entre a rotunda da Avenida da Oposição Democrática, no Monumento ao Paraquedista, e a Avenida de Santa Joana na entrada do túnel”, informa a nota de imprensa.

A chamada Ponte de Pau, que de facto é de betão e substituiu uma anterior de madeira, no centro da cidade, foi acentuando ao longo dos anos um desnível sobre o Canal do Cojo, formando uma lomba.

Em face disso, em 2021, o presidente da Câmara, Ribau Esteves, equacionava a possibilidade de demolir a ponte e avançar para a construção de uma nova travessia sobre o Canal do Cojo.

O elevado custo dessa solução, a demora na execução de uma nova ponte e as implicações que poderia ter na estabilidade dos prédios confinantes, levaram a Câmara de Aveiro a optar por corrigir a ponte existente.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.