Governo vai avançar com modernização do troço ferroviário Marco e Régua no valor de 118 milhões de euros

Governo vai avançar com modernização do troço ferroviário Marco e Régua no valor de 118 milhões de euros
| Norte
Porto Canal/Agências

O Governo assumiu o lançamento do concurso público referente à modernização do troço Marco – Régua, na Linha Ferroviária do Douro, num valor de 118 milhões de euros, anunciou a Comunidade Intermunicipal do Douro após reunião com a tutela.

A informação foi avançada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro esta terça-feira, em comunicado, e resultou de uma reunião que decorreu na segunda-feira, com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco.

De acordo com a CIM que representa 19 municípios durienses, nesta reunião, o Governo assumiu o “lançamento do concurso público referente às obras de modernização do troço Marco de Canaveses – Peso da Régua, na primeira semana de junho do corrente ano, no valor de 118 milhões de euros”.

Neste momento, a eletrificação da Linha Ferroviária do Douro encontra-se concluída até ao Marco de Canaveses.

No encontro entre o ministro e a Comissão da Linha do Douro, da CIM, abordou-se ainda a intervenção no troço Régua – Pocinho, que “terá três procedimentos distintos”.

Assim, segundo os autarcas, na “primeira semana de junho serão lançados dois procedimentos”, um deles “referente ao projeto de execução das catenárias (sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea), uma intervenção da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP) e que já tem “despesa autorizada”.

Depois, avança também o “projeto de execução que contempla a substituição das pontes, com um valor estimado na ordem dos 2,5 milhões de euros”.

O terceiro procedimento, de acordo com a CIM, “contempla o projeto geral e será lançado em julho de 2023, no valor de 1,5 milhões de euros”.

Relativamente à reabilitação e reativação do troço Pocinho – Barca D'Alva, a elaboração do estudo prévio e projeto de execução foi publicado no dia 10 de maio e tem como prazo de execução 30 meses.

Este concurso público internacional para os estudos e projetos, lançado pela IP, tem o valor base de 4,2 milhões de euros.

“A Linha do Douro é um projeto de dimensão intermunicipal, com importância reconhecida pela CIM Douro. Não podemos dissociar a ferrovia da forma como a região se desenvolveu, nem o modo como potenciou as relações externas do concelho e da região, com o país e com o mundo”, salientou a comunidade intermunicipal.

Para a CIM, a eletrificação da Linha do Douro e a modernização do troço Peso da Régua - Pocinho “são fundamentais para o reforço da mobilidade, das condições de circulação na linha, correspondendo, simultaneamente, a um serviço de qualidade, associado ao Douro, enquanto Região Demarcada e Património Mundial da Humanidade, uma realidade que se quer ver afirmada e reconhecida em Portugal e no mundo”.

A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.