Edifício em construção próximo de duna está em “zona de risco”

Edifício em construção próximo de duna está em “zona de risco”
| Norte
Porto Canal

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirma que a construção do edifício constitui um fator de risco. No entanto, a Câmara de Vila do Conde diz que não se trata de uma “ilegalidade”.

O condomínio, constituído por 11 apartamentos e dividido em três andares, está a ser construído em cima da faixa de proteção costeira, a 50 metros da zona dunar, em Vila do Conde.

A obra foi chumbada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), uma vez que viola o atual POC (Programa de Orla Costeira). No entanto, a Câmara garante que não se trata de uma ilegalidade, dado que o projeto de obra foi aprovado durante o antigo programa.

Segundo a APA avança ao Jornal de Notícias, trata-se de um “ato administrativo nulo”. A APA e a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território pedem esclarecimentos ao Município e enviaram o caso ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Segundo a APA, a construção deste condomínio pode levar à destruição da duna e põe em causa “ecossistemas e habitats”.

A obra foi licenciada em abril de 2022. A APA está, neste momento, a “analisar o assunto, para avaliar a eventual nulidade do ato administrativo e as ações a implementar”.

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma vítima encarcerada.