Dias de Festa em Tibães celebram Dia Mundial da Criança sob o tema da sustentabilidade

| Norte
Porto Canal

O Mosteiro de Tibães vai transformar-se, nos dias 3 e 4 de Junho, numa verdadeira “Terra do Nunca”, um lugar mágico onde a brincadeira, a aventura, a cultura e a pedagogia duram o dia todo, onde todos somos crianças e onde tudo é possível porque a imaginação não tem limites.

Assim serão os Dias de Festa em Tibães, uma iniciativa promovida pelo Município de Braga para comemorar o Dia Mundial da Criança sob o tema da sustentabilidade, da ecologia e do bem-estar.

Isso mesmo foi realçado pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, que se realizou hoje, 29 de Maio, no Mosteiro de Tibães.

Segundo o Edil, os Dias de Festa em Tibães “são um programa para as famílias e para todas as gerações, dos bebés aos mais crescidos e aos maiores ainda, com muitas actividades para todos fruírem deste tesouro natural e arquitectónico de Braga”.

Ao longo de dois dias inteiros, celebra-se o Dia Mundial da Criança com muita música, teatro, novo circo, artes visuais, cinema de animação e jogos, entre outras actividades.

Rodeadas pela natureza, pela biodiversidade e envolvidas pela riqueza do património arquitectónico do emblemático Mosteiro de Tibães, as crianças e famílias poderão desfrutar de um evento multidisciplinar com uma enorme panóplia de ofertas.

A sensibilização ambiental faz-se também no que diz respeito à utilização dos transportes públicos, convidando-se a população a deslocar-se ao evento através da Linha 50 dos TUB: Conde Agrolongo - Mosteiro Tibães (Via Ruães).

Por outro lado, a Agere irá disponibilizar no local vários bebedouros, sendo o público convidado a trazer a sua garrafa que poderá ir enchendo ao longo do dia. Esta acção insere-se na campanha “Beba água da torneira”.

A ilustradora Fedra Santos recriou a biodiversidade da cerca de Tibães na imagem gráfica do evento.

O próprio espaço do Mosteiro é um convite à fruição da natureza em todo o seu esplendor. Refúgio de muitas espécies da fauna e da flora, a cerca do Mosteiro destaca-se pela vasta biodiversidade, sendo um constante desafio à sensibilidade e ao conhecimento natural.

Vasto programa com 16 horas e mais de 30 actividades de acesso livre

Do vasto programa destaque para o espectáculo de novo circo “A Grande Circoonferência”, apresentado pela Associação Cultural Radar 360º, que vai decorrer no sábado e no domingo, pelas 11h30 e pelas 18h00, no Claustro do Refeitório.

Destaque também para as peças de teatro. A Associação Malad'arte irá apresentar a peça “Uma Aventura na Floresta”, com sessões no sábado e no domingo, pelas 10h30 e pelas 15h00, no Jardim dos Troncos. Por sua vez, a Academia De Teatro, Tin.bra, irá apresentar a peça “S.O.S. Terra”, com sessões nos dois dias pelas 11h00 e pelas 16h00 na Mina das Aveleiras.

A associação We Tum Tum irá promover o Workshop Percussão e Cerâmica “Crassh Style”, numa incitação para desmistificar a construção e execução da música, edificando de forma lúdica e informal experiências que permitem cultivar o corpo e a mente usando as peças de cerâmica e porcelana. As sessões irão decorrer pelas 10h00; 12h00; 14h30; 16h30 e 17h30 na Sala do Recibo ao longo dos dois dias.

Referência ainda para o Concerto “Pássaros e Cogumelos” de Joana Gama e para o Musical “Árvore Menina” com a We Tum Tum.

O Teatro e Marionetas de Mandrágora estarão em permanência no evento com o Percurso/Instalação “Viagem das Marionetas”. A exposição conta com áudioguias, bem como uma peça dedicada a pessoas com incapacidade visual. Convida-se o público a trazer os seus auscultadores/phones.

Ao todo serão 16 horas com mais de 30 actividades diversas, onde a animação, a alegria e os sorrisos das crianças se irão conjugar na perfeição, fazendo do Mosteiro de Tibães o melhor lugar do mundo para se ser feliz.

O evento tem entrada livre, com lotação limitada aos espaços, feita por ordem de chegada.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.