Dias de Festa em Tibães celebram Dia Mundial da Criança sob o tema da sustentabilidade

| Norte
Porto Canal

O Mosteiro de Tibães vai transformar-se, nos dias 3 e 4 de Junho, numa verdadeira “Terra do Nunca”, um lugar mágico onde a brincadeira, a aventura, a cultura e a pedagogia duram o dia todo, onde todos somos crianças e onde tudo é possível porque a imaginação não tem limites.

Assim serão os Dias de Festa em Tibães, uma iniciativa promovida pelo Município de Braga para comemorar o Dia Mundial da Criança sob o tema da sustentabilidade, da ecologia e do bem-estar.

Isso mesmo foi realçado pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, que se realizou hoje, 29 de Maio, no Mosteiro de Tibães.

Segundo o Edil, os Dias de Festa em Tibães “são um programa para as famílias e para todas as gerações, dos bebés aos mais crescidos e aos maiores ainda, com muitas actividades para todos fruírem deste tesouro natural e arquitectónico de Braga”.

Ao longo de dois dias inteiros, celebra-se o Dia Mundial da Criança com muita música, teatro, novo circo, artes visuais, cinema de animação e jogos, entre outras actividades.

Rodeadas pela natureza, pela biodiversidade e envolvidas pela riqueza do património arquitectónico do emblemático Mosteiro de Tibães, as crianças e famílias poderão desfrutar de um evento multidisciplinar com uma enorme panóplia de ofertas.

A sensibilização ambiental faz-se também no que diz respeito à utilização dos transportes públicos, convidando-se a população a deslocar-se ao evento através da Linha 50 dos TUB: Conde Agrolongo - Mosteiro Tibães (Via Ruães).

Por outro lado, a Agere irá disponibilizar no local vários bebedouros, sendo o público convidado a trazer a sua garrafa que poderá ir enchendo ao longo do dia. Esta acção insere-se na campanha “Beba água da torneira”.

A ilustradora Fedra Santos recriou a biodiversidade da cerca de Tibães na imagem gráfica do evento.

O próprio espaço do Mosteiro é um convite à fruição da natureza em todo o seu esplendor. Refúgio de muitas espécies da fauna e da flora, a cerca do Mosteiro destaca-se pela vasta biodiversidade, sendo um constante desafio à sensibilidade e ao conhecimento natural.

Vasto programa com 16 horas e mais de 30 actividades de acesso livre

Do vasto programa destaque para o espectáculo de novo circo “A Grande Circoonferência”, apresentado pela Associação Cultural Radar 360º, que vai decorrer no sábado e no domingo, pelas 11h30 e pelas 18h00, no Claustro do Refeitório.

Destaque também para as peças de teatro. A Associação Malad'arte irá apresentar a peça “Uma Aventura na Floresta”, com sessões no sábado e no domingo, pelas 10h30 e pelas 15h00, no Jardim dos Troncos. Por sua vez, a Academia De Teatro, Tin.bra, irá apresentar a peça “S.O.S. Terra”, com sessões nos dois dias pelas 11h00 e pelas 16h00 na Mina das Aveleiras.

A associação We Tum Tum irá promover o Workshop Percussão e Cerâmica “Crassh Style”, numa incitação para desmistificar a construção e execução da música, edificando de forma lúdica e informal experiências que permitem cultivar o corpo e a mente usando as peças de cerâmica e porcelana. As sessões irão decorrer pelas 10h00; 12h00; 14h30; 16h30 e 17h30 na Sala do Recibo ao longo dos dois dias.

Referência ainda para o Concerto “Pássaros e Cogumelos” de Joana Gama e para o Musical “Árvore Menina” com a We Tum Tum.

O Teatro e Marionetas de Mandrágora estarão em permanência no evento com o Percurso/Instalação “Viagem das Marionetas”. A exposição conta com áudioguias, bem como uma peça dedicada a pessoas com incapacidade visual. Convida-se o público a trazer os seus auscultadores/phones.

Ao todo serão 16 horas com mais de 30 actividades diversas, onde a animação, a alegria e os sorrisos das crianças se irão conjugar na perfeição, fazendo do Mosteiro de Tibães o melhor lugar do mundo para se ser feliz.

O evento tem entrada livre, com lotação limitada aos espaços, feita por ordem de chegada.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.