O novo rosto do Bloco de Esquerda. Conheça o perfil de Mariana Mortágua

| Política
Porto Canal

Mariana Mortágua foi eleita este domingo, nova líder do Bloco de Esquerda. Está há mais de 10 anos no partido com um percurso político com várias marcas. Destacou-se na comissão de inquérito ao BES e foi um dos braços fortes de Catarina Martins, prometendo agora lutar para dar respostas aos problemas dos portugueses.

É doutorada em economia, tem 36 anos e chegou ao bloco de esquerda em 2009.

Mariana mortágua, estreou-se como deputada na assembleia da república em 2013, em substituição de Ana Drago, estreia que gerou polémica interna. Um grupo de militantes criticou a escolha de Mariana, por ter ultrapassado elementos da lista que tinham concorrido por lisboa nas legislativas anteriores.

No ano seguinte, esteve debaixo de holofotes com a Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES e ao Ges e criou um blogue chamado “disto tudo” numa referência a Ricardo Salgado, antigo homem forte do Banco Espírito Santo.

Foi reeleita deputada em 2015, ano em que foi uma das negociadoras e principais responsáveis pela geringonça que permitiu ao PS formar governo suportado no apoio parlamentar do BE e do PCP.

Mariana Mortágua é defensora de várias causas humanitárias, com destaque para os direitos LGBT e direitos das mulheres.

No passado domingo foi eleita a nova líder do Bloco de Esquerda com a promessa de que o partido vai lutar para responder aos problemas da vida dos portugueses, como o acesso à saúde, educação e melhores salários.

Traçou ainda como meta ser a terceira força política nas eleições europeias do próximo ano e ultrapassar a Iniciativa Liberal e o Chega.

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".