PS-Braga pede adiamento da obra na Avenida da Liberdade para depois do S. João, Câmara recusa

PS-Braga pede adiamento da obra na Avenida da Liberdade para depois do S. João, Câmara recusa
| Norte
Porto Canal / Agências

Os vereadores do PS/Braga sugeriram esta segunda-feira o adiamento por uns dias das obras de requalificação da Avenida da Liberdade, naquela cidade, para não prejudicar a dinâmica das festas de São João, mas a sugestão foi recusada pelo presidente da Câmara.

“Parece-nos que podia ser sensato não começar as obras antes do São João, não eram 20 dias que fariam grande diferença no prazo de término da obra”, disse o vereador socialista Artur Feio.

O socialista lembrou que aquela parte da cidade “vive muito do e para o São João”.

Artur Feio disse temer que as obras, ao começarem agora, “vão apanhar” duas edições do São João.

Na resposta, o presidente da Câmara disse que, como a obra tem um prazo de um ano, iria sempre impactar sobre um São João, mas garantiu que não vai apanhar a edição de 2024.

A vereadora Olga Pereira acrescentou que o não cumprimento do prazo da empreitada poderia comprometer um financiamento comunitário de um milhão de euros.

A requalificação da Avenida da Liberdade representará um investimento de 3,1 milhões de euros.

Segundo o município, a intervenção "vai beneficiar a imagem urbana e contribuir para uma evolução muito relevante nos padrões de mobilidade da cidade e na diminuição significativa das emissões de gases, quer através da redução no número de veículos e redução das velocidades praticadas, quer pelo aumento da área permeável com inserção de novas componentes vegetais, incluindo novas árvores".

Os cruzamentos e as passadeiras “serão, genericamente, sobrelevados ao nível dos passeios, associados a soluções semafóricas inteligentes e inovadoras, que irão aumentar significativamente o conforto e a segurança para peões e ciclistas e, em simultâneo, a diminuição das velocidades praticadas pelos automóveis".

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.