António Silva Campos anuncia "fim de ciclo" na presidência do Rio Ave

António Silva Campos anuncia "fim de ciclo" na presidência do Rio Ave
| Desporto
Porto Canal / Agências

O presidente do Rio Ave, António Silva Campos, anunciou esta segunda-feira que não se vai candidatar este ano à liderança do clube, após 15 anos na liderança dos vila-condenses, que disputam a I Liga de futebol.

“Depois de muito ponderar e pensar, com a minha família e amigos, chegou o tempo de encerrar o meu ciclo no Rio Ave. Não serei candidato nas próximas eleições”, disse o dirigente, num vídeo publicado no site do clube.

O ainda presidente, de 62 anos, revelou que as decisões que levaram à saída, no final do mandato, em novembro, “não são de agora”, confessando que foram potenciadas por questões de "saúde".

“Desde há uns anos que venho a adiar esta decisão, por considerar que devia dar mais algo de mim ao clube. Mas, a minha saúde não me tem ajudado, obrigando-me a um sacrifício cada vez maior, expondo-me a uma debilidade que me afeta a mim, à minha família e a quem me rodeia”, desabafou.

António Silva Campos disse, por isso, ser tempo de “iniciar um novo ciclo no Rio Ave”, para, a nível pessoal, “preservar a saúde e qualidade de vida que possa ter”.

“É tempo de dar oportunidade a outros de dar continuarem com este projeto tão bonito que construímos juntos” completou.

O dirigente disse que tomou a decisão de “coração apertado”, considerando que “havia ainda muito a fazer”, embora confiante que a sua obra terá continuidade.

“Tenho a certeza que outros virão e farão com que o Rio Ave continue a ser uma referência nacional”, concluiu.

Fonte do clube disse à Lusa que Silva Campos vai solicitar a marcação de uma Assembleia Geral eleitoral antes da data prevista, que é novembro.

António Silva Campos chegou à liderança do Rio Ave em 2008, tendo conseguido um recorde de 13 presenças consecutivas na I Liga, além quatro presenças inéditas na Liga Europa, uma ida na final da Taça de Portugal, pela segunda vez na história do clube, e uma disputa da Supertaça.

Em 2020/21 o clube foi despromovido à II Liga, mas logo na época seguinte, voltou ao principal patamar do futebol nacional, onde esta temporada conseguiu a manutenção.

Nos mandatos de António Silva Campos, o Rio Ave conseguiu estabilizar-se financeiramente, fazendo algumas das maiores receitas, com transferências de jogadores, na história do clube.

Parte dessas receitas foram aplicadas na melhoria das infraestruturas, nomeadamente na construção de uma nova academia para o futebol de formação, num novo relvados de treino para equipa principal e na recuperação da sede do clube, na zona ribeirinha de Vila do Conde.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa

FC Porto B: Tiago Andrade renova com os 'Dragões' 

Avançado de 18 anos tem brilhado nos Sub-19 e vai integrar o plantel da equipa B em 2024/25.