Celebrações do Corpo de Deus em Penafiel revivem tradições únicas no país

Celebrações do Corpo de Deus em Penafiel revivem tradições únicas no país
Foto: Paróquia Nossa Senhora da Conceição
| Norte
Porto Canal/Agências

As celebrações do Corpo de Deus, em Penafiel, que vão decorrer de 7 a 10 de junho, incluirão “atividades únicas” em Portugal, como o carneirinho, a cavalhada e os bailes das profissões, informou esta segunda-feira a autarquia.

As iniciativas iniciar-se-ão na manhã de 7 de junho, com o cortejo do carneirinho, um desfile único no país, instituído pelos alunos das escolas de Penafiel, desde finais do século XIX.

No mesmo dia, à noite, na praça do município, acontecerá a cavalhada, outra “tradição única no país”, destaca a informação da autarquia. A cavalhada partirá em desfile, como manda a tradição, num carro engalanado e puxado por uma parelha de cavalos, que transporta a "figura da cidade", que saúda os autarcas e faz um discurso, em representação do povo de Penafiel.

A seguir, realizar-se-ão os bailes dos ferreiros, dos turcos, das floreiras, dos pauzinhos e dos pedreiros, que representam os diferentes setores de atividade do passado na segunda cidade mais antiga do distrito do Porto.

No dia de Corpo de Deus, à tarde, realizar-se-á a procissão do Corpo de Deus, que remonta ao século XVII, juntando nas ruas o profano e o cristão, como é tradição em Penafiel.

Habitualmente, a procissão do Corpo de Deus faz uma paragem no Santuário do Sameiro, onde, ante uma multidão de fiéis, proceder-se-á à bênção da cidade e do concelho.

+ notícias: Norte

Solução para linha Braga-Porto não pôs fim ao 'braço de ferro' entre AMP e CIM do Cávado

A ligação entre as cidades de Braga e do Porto pela A3 vai ser reposta, depois de ter sido desativada com o início das operações da UNIR, a nova rede de transportes que está a servir a Área Metropolitana do Porto (AMP) desde o dia 1 de dezembro, adiantou ao Porto Canal fonte da Câmara Municipal do Porto.

“Processo duro que começa com dificuldades”. Eduardo Vítor Rodrigues faz balanço do arranque da UNIR

Depois do primeiro dia útil da operação UNIR, a nova rede de transportes públicos rodoviários que está a servir a Área Metropolitana do Porto (AMP) desde o passado dia 1 de dezembro, Eduardo Vítor Rodrigues recorreu às redes sociais para fazer um balanço do arranque da operação.

"Desiludido" e "defraudado." Marco Martins aponta falhas à UNIR

No segundo dia útil após o início da circulação dos autocarros da rede UNIR, que estão a servir a Área Metropolitana do Porto desde o passado dia 1, o presidente da Câmara de Gondomar recorreu às redes sociais para expressar desagrado perante as falhas que estão a marcar o arranque da operação.