Celebrações do Corpo de Deus em Penafiel revivem tradições únicas no país

Porto Canal/Agências
As celebrações do Corpo de Deus, em Penafiel, que vão decorrer de 7 a 10 de junho, incluirão “atividades únicas” em Portugal, como o carneirinho, a cavalhada e os bailes das profissões, informou esta segunda-feira a autarquia.
As iniciativas iniciar-se-ão na manhã de 7 de junho, com o cortejo do carneirinho, um desfile único no país, instituído pelos alunos das escolas de Penafiel, desde finais do século XIX.
No mesmo dia, à noite, na praça do município, acontecerá a cavalhada, outra “tradição única no país”, destaca a informação da autarquia. A cavalhada partirá em desfile, como manda a tradição, num carro engalanado e puxado por uma parelha de cavalos, que transporta a "figura da cidade", que saúda os autarcas e faz um discurso, em representação do povo de Penafiel.
A seguir, realizar-se-ão os bailes dos ferreiros, dos turcos, das floreiras, dos pauzinhos e dos pedreiros, que representam os diferentes setores de atividade do passado na segunda cidade mais antiga do distrito do Porto.
No dia de Corpo de Deus, à tarde, realizar-se-á a procissão do Corpo de Deus, que remonta ao século XVII, juntando nas ruas o profano e o cristão, como é tradição em Penafiel.
Habitualmente, a procissão do Corpo de Deus faz uma paragem no Santuário do Sameiro, onde, ante uma multidão de fiéis, proceder-se-á à bênção da cidade e do concelho.