650 mil euros para reabilitação do posto da GNR de Avintes em Gaia

650 mil euros para reabilitação do posto da GNR de Avintes em Gaia
| Norte
Porto Canal / Agências

A reabilitação do posto da GNR de Avintes, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai custar cerca de 650 mil euros, gasto suportado pela Administração Central, anunciou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

"Este protocolo que hoje aqui assinamos, em que a Administração Central garante o financiamento de 650 mil euros para este investimento, por intermédio da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna [SGMAI], é um investimento no âmbito da lei de Programação de Investimentos em infraestruturas e equipamentos de Forças de Segurança que vai até 2026", disse o ministro.

José Luís Carneiro falava no auditório da Junta de Freguesia de Avintes, no concelho de Gaia, no âmbito da assinatura do contrato interadministrativo com a câmara municipal para requalificação do Posto Territorial da GNR da freguesia.

O ministro lembrou que a lei prevê "um investimento de 607 milhões de euros" até 2026, dos quais mais de 27 milhões já foram contratualizados com os municípios no último ano.

Antes da sua intervenção, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, tinha reconhecido que quanto aos postos territoriais da GNR no concelho "a situação não era a melhor".

"Progressivamente, nos últimos quatro ou cinco anos, foi feito um trabalho, nalguns casos invisível, um trabalho que começou por ser de projeto", em intervenções Lever ou nos Carvalhos, ou no novo posto de Arcozelo.

O autarca disse que há, em Portugal, a "tendência de olhar para os equipamentos no dia da inauguração, bonitos, bem apresentados, novos", e o momento seguinte "é quando já estão numa fase muito difícil, às vezes de pré-colapso".

"Falta-nos, no intermédio, um trabalho de manutenção que é absolutamente decisivo", apontou o também presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), dizendo que "o que está a ser feito no posto territorial de Avintes é esse paradigma, é não deixar chegar ao limite do colapso".

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.