Eleições legislativas de 2025 vão mudar metade dos autarcas da AMP

Eleições legislativas de 2025 vão mudar metade dos autarcas da AMP
| Norte
Porto Canal

Oito presidentes de Câmara da Área Metropolitana do Porto (AMP) vão ter de sair por estarem a cumprir o terceiro e último mandato, aponta o Jornal de Notícias.

Entre os oito estão Rui Moreira, líder da Câmara do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, de Gaia, Marco Martins, presidente de Gondomar, José Manuel Ribeiro, de Valongo, Sérgio Humberto, edil da Trofa, Aires Pereira, da Póvoa de Varzim, Emídio Sousa, líder de Santa Maria da Feira e José Pinheiro, de Vale de Cambra.

Destes oito municípios, três deles são liderados por autarcas do Partido Socialista, três do PSD, um é liderado pelo CDS-PP e o Porto, com o movimento independente liderado por Rui Moreira.

Apesar de o Porto estar num ciclo de mudança, com a saída de Rui Moreira, o foco da sucessão centra-se agora do outro lado do rio Douro, com Vila Nova de Gaia a dizer adeus a Eduardo Vítor Rodrigues, devido à limitação de mandatos e o ‘vice’ Patrocínio Azevedo em prisão preventiva por suspeitas de corrupção.

Eduardo Vítor Rodrigues era também referenciado como um possível candidato à Câmara do Porto, aponta o Jornal de Notícias. O adversário à liderança Federação do Porto do PS, João Pedro Pereira, citado pelo diário, aponta que o atual edil de Gaia deveria “abdicar do seu lugar no PS/Porto”.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.