Creches e jardins de infância vão abrir em mais cidades para funcionários de hospitais e universidades

Creches e jardins de infância vão abrir em mais cidades para funcionários de hospitais e universidades
| País
Porto Canal

Depois de Coimbra e da Cova da Beira, o Porto, Lisboa, Braga e Leiria vão criar creches e jardins de infância destinados aos filhos dos funcionários de hospitais e universidades.

Segundo avança o Jornal de Notícias, vão ser abertas creches para os filhos de funcionários do Hospital de Santo António, no Porto, no Hospital de Braga e nos centros hospitalares universitários Lisboa Norte. Os primeiros a criar este serviço para os seus enfermeiros e médicos foram Coimbra e Cova da Beira.

De seu nome “O Caracol”, a creche e jardim de infância que fica perto dos Hospitais da Universidade de Coimbra, é destinada aos filhos dos funcionários, mas também da população há mais de meio século. Segundo o JN, os filhos dos trabalhadores pagam entre 80 e 305 euros por mês, ao passo que os "externos" pagam entre 120 e 350 euros.

Já no Porto, o Politécnico vai abrir uma creche com capacidade para 72 crianças. Estará localizada no campus da Asprela e será em colaboração com o Hospital de São João. O horário será das oito às 20 horas e as obras devem estar concluídas em 2024.

Em Lisboa, apesar de já existir um jardim de infância desde 1974, para cerca de 90 crianças e um Centro de Educação Pré-escolar, desde 1999, para os filhos dos alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova de Lisboa, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e a Universidade de Lisboa também vão criar uma creche e um jardim de infância. Destinam-se, portanto, aos filhos dos trabalhadores do Santa Maria e de toda a comunidade académica.

Em Braga, a Câmara também pretende abrir um berçário perto da Universidade do Minho, aberta à comunidade, e funcionará 24 horas.

+ notícias: País

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.