FC Porto B: A vitória clássica a fechar a época

FC Porto B: A vitória clássica a fechar a época
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto B recebeu e venceu neste sábado o Benfica B (3-1), no Olival, em jogo referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal 2. Após este triunfo, os Dragões terminam a temporada num excelente quinto lugar, com 51 pontos, resultantes de 14 vitórias, 9 empates e 11 derrotas.

O coletivo comandado por António Folha protagonizou uma grande temporada e mostrou na primeira parte deste clássico que não foi obra do acaso. Sempre por cima, os Dragões passaram a maior parte do tempo no meio-campo adversário e criaram várias oportunidades para marcar, mas só uma delas foi finalizada com sucesso por Bernardo Folha, que fez a diferença na etapa inicial (38m).

Seria expectável uma reação do Benfica B na etapa complementar, mas os azuis e brancos não alimentaram nem um pouco a esperança dos lisboetas. Na sequência de um canto batido por Bruno Costa, João Marcelo surgiu solto de marcação ao segundo poste e cabeceou para o 2-0 (52m). A cadência ofensiva manteve-se forte e ainda resultaria no 3-0, rubricado por Rodrigo Pinheiro após uma magnífica jogada coletiva (70m). No derradeiro lance do jogo, Diego Moreira fez o golo de honra dos lisboetas (90m+3).

“Mais importante do que a vitória, é realçar alguns pontos importantes nesta caminhada. Quero dar os parabéns ao senhor [Silvestre] Varela, que para além do jogador que foi, abraçou este projeto e foi sempre um homem com H grande e uma pessoa muito dedicada. Adoramos o Varela porque ele é um ser humano como deviam de haver mais. Os meus parabéns pela carreira que teve. Esta simbiose entre equipa A e equipa B tem sido muito boa. Este é o caminho e não nos podemos desviar dele, temos de continuar a ser rigorosos nas nossas escolhas e nas nossas decisões. Estes jovens fizeram uma época fantástica e perceberam que têm aqui um espaço para crescer. Acabámos num lugar muito honroso. Podia ser melhor? Podia, mas num contexto de equipa B não é fácil. Vamos continuar a trabalhar para fazer crescer estes jovens. Há aqui muita gente com identidade Porto. Quanto ao jogo de hoje, não há contestação relativamente à nossa vitória”, afirmou o treinador António Folha após a partida.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-BENFICA B, 3-1
Liga Portugal 2, 34.ª jornada
27 de maio de 2023
CTFD PortoGaia

Árbitro: João Gonçalves
Assistentes: André Dias e Ângelo Carneiro
Quarto árbitro: Márcio Torres

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Rodrigo Pinheiro, Zé Pedro (cap.), João Marcelo, João Mendes, Bruno Costa, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Gonçalo Borges, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Gonçalo Borges por Vasco Sousa (65m), Bruno Costa por Sidnei Tavares (65m), Wendel Silva por Luan Brito, (73m), Rodrigo Fernandes por Samba Koné (73m) e Abraham Marcus por Rui Monteiro (73m)
Não utilizados: Roko Runje, Martim Fernandes, Romain Correia e Levi Faustino
Treinador: António Folha

BENFICA B: Pedro Souza; Filipe Cruz, Bajrami, Diogo Capitão (cap.), Rafael Rodrigues, Martim Neto, Jevsenak, Pedro Santos, Gerson Sousa, Henrique Pereira e Gilson
Substituições: Gerson Sousa por Diego Moreira (63m), Gilson por Luís Hemir (63m), Henrique Pereira por Maestro (75m), Pedro Santos por Kiko (84m) e Jevsenak por Diogo Nascimento (84m)
Não utilizados: Ricardo Ribeiro, Ricardo Teixeira, Lacroix e Tomé
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Bernardo Folha (38m), João Marcelo (52m), Rodrigo Pinheiro (70m) e Diego Moreira (90m+3)
Disciplina: cartão amarelo a João Marcelo (17m), Rodrigo Fernandes (64m), Jevsenak (64m) e Pedro Santos (74m)

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.