Thor é a primeira pessoa a visitar todos os países do mundo sem usar aviões

Thor é a primeira pessoa a visitar todos os países do mundo sem usar aviões
Instagram @onceuponasaga
| Mundo
Porto Canal

Foram quase dez anos entre a Dinamarca e as Maldivas. Durante todo este tempo, Thor, como é conhecido, nunca usou um avião como meio de transporte e também nunca regressou a casa. Desta forma, pisou 203 países e deslocou-se sempre de carro, autocarro, comboio, a pé e de barco.

Há uns meses, nas suas redes sociais, Thor começava por escrever “se eu fosse um homem rico voar seria a escolha mais fácil, mas qual é a graça do mais fácil?”. Uma viagem que era suposto durar quatro anos, passou para quase uma década de aventuras pelo mundo. Torbjørn C. Pedersen, de seu nome oficial, tornou-se a primeira pessoa a visitar cada país do mundo sem utilizar um único transporte aéreo.

Foi esta terça-feira, 23 de maio, que esta saga de quase uma década cruzou a tão esperada meta final, nas Maldivas. O nome do projeto do viajante dinamarquês é Once Upon A Saga, Era Uma Vez Uma Saga, e conta com mais de 46 mil seguidores no instagram.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Thor 🇩🇰/🇫🇮 (@onceuponasaga)

Thor diz estar muito feliz por esta aventura ter chegado ao fim e ter sido bem-sucedida. Em entrevista ao Fugas, afirma: "iniciei a visita de todos os países do mundo sem apanhar o avião, porque nunca ninguém o tinha feito no passado". O viajante revelou ainda um dos motivos que o levaram a embarcar nesta aventura. "Costumava trabalhar na logística e pensei que seria uma forma engraçada de pôr em prática as minhas competências. Gosto de desafios, mas posso assegurar que foi o maior desafio logístico que alguma vez aceitei."

Já existiram milhares de pessoas que fizeram a volta ao mundo, mas não da mesma forma que Thor. "Outros viajantes visitaram todos os países de avião ou interromperam a sua viagem, voltaram para casa e retomaram-na mais tarde". O dinamarquês de 44 anos foi "o primeiro aventureiro a realizar, integralmente sem apanhar o avião, uma viagem única e ininterrupta”. Thor tinha uma regra, que ele próprio impôs, durante esta viagem: ficar pelo menos 24 horas em cada país.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Thor 🇩🇰/🇫🇮 (@onceuponasaga)

Um facto interessante é que durante a odisseia, também a sua vida pessoal deu voltas. Thor casou-se com a sua namorada de vários anos, a Le, que segundo o viajante, o visitou 26 vezes durante esta jornada.

Na sua conta de Twitter, horas depois de cumprir o projeto de uma década, fez um desabafo: "Hoje, é o primeiro dia em quase uma década em que não acordei com uma lista dos países que me faltavam visitar. Uma lista auto-imposta que restringiu os meus movimentos e a minha vida. Hoje eu sou livre."

+ notícias: Mundo

Colisão entre comboios na Índia faz pelo menos 50 mortos

Várias pessoas morreram e centenas ficaram feridas, esta sexta-feira, na sequência de uma colisão entre comboios no estado de Odisha, no leste da Índia, segundo o The Times Of India.

Santos Silva na Lituânia para discursar em sessão parlamentar dos estados NATO

O presidente da Assembleia da República vai ser um dos oradores principais na primeira sessão de trabalho na reunião de alto nível dos líderes dos parlamentos dos estados-membros da NATO que começa esta quinta-feira em Vilnius, na Lituânia.

Austrália estuda regulamentação do uso da Inteligência Artificial para enfrentar riscos da tecnologia

O Governo australiano disse esta quinta-feira que está a estudar a regulamentação do uso da Inteligência Artificial (IA), para enfrentar os riscos desta tecnologia.