ChatGPT vai fazer atendimento nos serviços e responder aos cidadãos

Porto Canal
O Governo e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) vão adotar um avatar realista de assistência virtual que irá responder, em tempo real, a questões dos cidadãos sobre a chave móvel digital no portal de serviços públicos.
Durante os dois meses deste projeto-piloto, o avatar de assistência virtual estará disponível no canal eportugal.gov.pt. Por agora, a solução será testada para resolver apenas questões que os cidadãos tenham relativamente à chave móvel digital por ser "uma porta de entrada no mundo digital e um serviço emblemático do Estado português", explicou, em comunicado, o presidente da AMA, João Dias. Ainda que considerem a tecnologia com base em inteligência artificial "muito promissora", o responsável sublinha que será testada com todos os cuidados.
A partir desta sexta-feira, "esta solução está disponível na página do serviço da Chave Móvel Digital, e embora se encontre ainda em base beta, este novo assistente virtual terá nesta plataforma o seu serviço piloto, sendo transversal a todos os serviços públicos no futuro. A solução foi desenvolvida com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", refere em comunicado a AMA.
A solução de inteligência artificial que será testada pela primeira vez nos serviços públicos portugueses foi desenvolvida pela AMA em conjunto com a Microsoft, que forneceu a tecnologia 'cloud' de base ao 'chat' de assistência digital, com o Defined.Ai, que desenvolveu o modelo de voz em português e parceiro responsável pela criação do avatar, e também com a DareData, empresa especialista em inteligência artificial responsável pela integração e implementação do projeto-piloto.
O objetivo é que a tecnologia seja "um ponto de saída para uma transformação radical no atendimento ao cidadão", explica João Dias. A ideia é que possa vir a ser utilizada noutros serviços públicos e que, no futuro, consiga até realizar as operações necessárias pelos próprios cidadãos.
Atualmente, mais de três milhões de cidadãos usam ativamente este meio de autenticação e de assinatura digital, tendo recebido mais de cinco milhões de adesões desde que foi criada em 2014.