Chico Buarque inicia série de concertos "Que tal um samba" com atuação no Porto 

Chico Buarque inicia série de concertos "Que tal um samba" com atuação no Porto 
| Porto
Porto Canal / Agências

O músico Chico Buarque inicia esta sexta-feira, no Porto, uma série de concertos de apresentação do espetáculo “Que tal um samba” em Portugal, que inclui também datas em Lisboa e “promove um passeio pela obra de décadas” do também escritor.

Chico Buarque sobe hoje e no sábado ao palco do Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e nos dias 01, 02 e 03 de junho no Campo Pequeno, em Lisboa.

O cantor e compositor regressa a Portugal para apresentar “Que tal um samba”, espetáculo que, segundo a promotora dos espetáculos, “promove um passeio pela obra de décadas de Chico Buarque, que reúne composições há muito não apresentadas e outras mais recentes”.

Os espetáculos terão a cantora brasileira Mónica Salmaso como convidada.

Pelas 17:00 de quinta-feira ainda havia alguns bilhetes disponíveis para os concertos do Porto. A lotação em Lisboa está esgotada nos três dias.

O músico já atuou várias vezes em Portugal, a última das quais em junho de 2018, numa série de seis concertos, de apresentação de “Caravanas”, o seu 23.º álbum de estúdio, editado em 2017.

Francisco Buarque de Hollanda, de 78 anos, com uma carreira musical de mais de cinco décadas, também se destaca no mundo da literatura como escritor de romances, contos, poesias, peças teatrais e livros infantis, com títulos como “Roda Viva”, “Gota d’Água” e “Ópera do Malandro”, “Chapeuzinho Amarelo”, “Benjamim” e “O Irmão Alemão”.

Chico Buarque esteve recentemente em Portugal para receber o Prémio Camões, com o qual foi distinguido em 2019.

Para o júri do Prémio Camões, a maior distinção literária de língua portuguesa, a escolha de Chico Buarque deveu-se à sua “contribuição para a formação cultural de diferentes gerações”, e o “caráter multifacetado” do seu trabalho, da poesia, ao teatro e ao romance, estabelecendo-se como “referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.

Na cerimónia de entrega do Camões, em 24 de abril em Sintra, Chico Buarque dedicou a distinção a “tantos autores humilhados e ofendidos” nos “anos de estupidez e obscurantismo”, lembrando que “a ameaça fascista persiste no Brasil e um pouco por toda a parte”.

+ notícias: Porto

Notícia Porto Canal. IEFP quer empresários fora do CACE do Porto até ao final de Dezembro

O IEFP tem a decorrer contratos de arrendamento celebrados com empresários instalados no CACE do Porto, mas entre janeiro e fevereiro, durante reuniões informais, informou-os de que deveriam abandonar o espaço até ao dia 31 de Maio. A notificação oficial para saírem nunca chegou, nem uma explicação em relação ao seu futuro. Agora, o Instituto esclarece ao Porto Canal que durante o mês de junho vai enviar uma notificação oficial com a data final de 31 de dezembro de 2023 para a restituição do espaço.

Desbloqueado futuro da escola n.º 85? Executivo do Porto vai votar revogação de contrato com Junta de Freguesia da Foz do Douro

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na segunda-feira a revogação do contrato de cedência temporária, celebrado em 10 de julho de 2018, entre o Município do Porto e a União de Freguesias de Aldoar, referente à escola n.º 85, localizada junto ao Passeio Alegre.

Sete artistas 'inundam' de novas histórias caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira

As caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira estão a ganhar novas cores. Foi aberto um concurso no âmbito do Programa de Arte Urbana do Município do Porto e os artistas selecionados já começaram a colorir esta histórica rua portuense, dando-lhe nova vida.