Metro do Porto, encerramento da refinaria em Matosinhos e futuro da Câmara do Porto. A entrevista de Matos Fernandes ao Porto Canal

Metro do Porto, encerramento da refinaria em Matosinhos e futuro da Câmara do Porto. A entrevista de Matos Fernandes ao Porto Canal
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Porto
Porto Canal

O ex-ministro do Ambiente e da Transição Climática, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, abordou questões relacionadas com as obras da Metro do Porto, o nome da nova ponte sobre o Douro, revelando a preferência pelo nome Ponte da Ferreirinha.

Ao longo da entrevista, o ex-ministro falou também sobre o encerramento da refinaria de Matosinhos e o futuro da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, além das metas de descarbonização do país.

Na entrevista, Matos Fernandes defende que Manuel Pizarro, ministro da Saúde, e Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento, são bons nomes para encabeçar a lista do PS na corrida à autarquia da Invicta.

"Eu espero que o Presidente da Câmara do Porto seja o candidato que o Partido Socialista quiser que o seja. É nele que eu votarei, certamente. Não sou independente aqui, não quer dizer que não tenha as minhas opiniões, tê-las-ei, certamente, mas espero que o Partido Socialista apresente uma candidatura ganhadora", rematou.

Reveja a entrevista com Matos Fernandes na íntegra:

+ notícias: Porto

Viaduto na Boavista vira “lixeira” após ter sido ocupado

Desde dezembro de 2017 que a passagem inferior do viaduto da Rua de Domingos Sequeira, junto à Rotunda da Boavista, tem sido ocupada intermitentemente por um grupo nómada. As pessoas que lá pernoitam deixam um rasto de lixo e excrementos humanos, com os moradores a mostrarem preocupações pela saúde pública, com relatos de pragas de roedores a chegarem ao Porto Canal.

Câmara do Porto tem trabalhado “em contínuo” para fazer face ao lixo em viaduto ocupado na Boavista

A Câmara Municipal do Porto, através da Porto Ambiente, limpa “com uma frequência de 3x por semana, assim como varredura manual 6 x por semana de segunda-feira a sábado” a passagem inferior do viaduto da Rua de Domingos Sequeira, junto à Rotunda da Boavista. Em causa está a ocupação intermitentemente por um grupo nómada que deixa um rasto de lixo e excrementos humanos, com os moradores a mostrarem preocupações pela saúde pública, com relatos de pragas de roedores a chegarem ao Porto Canal.

IHRU não foi avisado que Câmara do Porto ia vedar prédio devoluto na Boavista

O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) disse esta quarta-feira não ter tido conhecimento prévio de que a Câmara do Porto ia vedar o prédio na Avenida de França e que tinha iniciado procedimentos para tentar resolver a situação.