Dia Nacional da Sustentabilidade instituído a 25 de setembro

Dia Nacional da Sustentabilidade instituído a 25 de setembro
| País
Porto Canal / Agências

O Conselho de Ministros aprovou a resolução que institui o dia 25 de setembro como o Dia Nacional da Sustentabilidade, recomendado pelo parlamento há dois anos.

Num comunicado divulgado após a reunião desta quinta-feira do Governo afirma-se que o dia escolhido coincide com a data da adoção pela ONU da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável.

O governo pretende que a iniciativa contribua “de forma relevante para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável”.

Em 15 de janeiro de 2021 a Assembleia da República aprovou um texto final da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, com base em projetos de resolução do CDS-PP, Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, que recomenda ao Governo "que institua o dia 25 de setembro como Dia Nacional da Sustentabilidade".

A proposta fora apresentada à Assembleia da República em abril de 2020, pela associação de consumidores DECO, que sugeriu o dia 25 de setembro por terem sido apresentados nessa data os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem adotados por todos os países do mundo até 2030.

+ notícias: País

JMJ. Portugal é o terceiro país com mais peregrinos com inscrição finalizada

Portugal é o terceiro país em que mais peregrinos finalizaram a sua inscrição na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, revelou esta quarta-feira a Fundação JMJ.

Mutares e Oaktree favoritos na Efacec. Governo deve aprovar novo dono esta semana

Os fundos internacionais Mutares e Oaktree são os principais candidatos a vencer o concurso de reprivatização da Efacec. A reprivatização da Emesma está a chegar ao dia D: o Governo quer aprovar esta semana em Conselho de Ministros o vencedor do concurso a partir de uma short-list com quatro candidatos e, neste momento, os fundos Mutares e Oaktree são os favoritos.

Estatutos da Direção Executiva do SNS serão aprovados até ao final de junho, garante Pizarro

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde já exerce funções há quase nove meses, mas os estatutos ainda não estão aprovados. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assegurou que a situação será regularizada até ao final de junho.