PS, PSD e Chega apoiam petição pela integração de Ovar na ULS da Feira

PS, PSD e Chega apoiam petição pela integração de Ovar na ULS da Feira
| Norte
Porto Canal / Agências

A petição “Ovar: Urgências para Aveiro Não!”, que pretende travar a referenciação dos munícipes vareiros para a futura Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro, obteve apoio "unânime" dos deputados do PS, PSD e Chega.

Essa posição foi assumida pelos três partidos que esta quinta-feira compareceram à audição parlamentar da comissão da saúde, face aos argumentos do abaixo-assinado dinamizado pela estrutura cívica e política Movimento 2030. Com mais de 1.800 subscritores, a petição opõe-se à intenção do Governo de referenciar os utentes de Ovar para Aveiro e apela a que a população permaneça na área de influência da anunciada ULS de Santa Maria da Feira, em cujo Hospital São Sebastião a comunidade já vem sendo tratada há décadas.

O fundador do Movimento 2030 e primeiro subscritor da petição, Henrique Araújo, recordou todos os argumentos contra a mudança para Aveiro, apontando como o principal a maior distância envolvida, com o que isso acarreta de custos, dificuldades de transporte e demora no acesso a cuidados urgentes.

Esse responsável acrescentou que, na preferência pela Feira, pesa também a população móvel de Ovar, já que, embora com apenas cerca de 55.000 habitantes residentes, o concelho “tem particularidades que multiplicam muito” essa população, dada a flutuação de pessoas que diariamente acedem ao territórios para acesso a densas zonas industriais, vários quilómetros de praias, áreas florestais com parques e passadiços, e eventos como o Carnaval de Ovar, que é o segundo maior do distrito.

O deputado do PS, Hugo Oliveira, mostrou-se favorável à pretensão dos peticionários, justificando-a com aspetos como a própria atividade dos hospitais em causa, já que na unidade de Aveiro os utentes de Ovar só representam 0,5% da produção cirúrgica total, enquanto na da Feira constituem 15% das cirurgias.

Esse parlamentar admitiu concordar com o princípio da liberdade de escolha que o Governo defende no acesso a serviços de saúde, mas realçou: a referenciação formal a uma ULS ou outra “tem que ser pensada porque implica a afetação de recursos logo à partida”.

Carla Madeira, do PSD, lamentou que o grupo parlamentar do PS não tenha tido a mesma postura quando o governo socialista “fechou a urgência do hospital de Ovar e encerrou a unidade de saúde de Maceda e Arada”. A deputada espera agora que quem “colocou em marcha a maior operação de sempre de esvaziamento de serviços de saúde em Ovar possa ter um rebate de consciência e reverter esta decisão” da prevista referenciação dos utentes vareiros para a ULS de Aveiro.

Pedro Frazão, do Chega, também se mostrou favorável a que Ovar continue sobre a alçada clínica da Feira e, pedindo mais detalhes sobre o plano de negócios relativo à ULS de Aveiro, criticou o facto de o Governo admitir a integração dos utentes vareiros nessa nova estrutura, mas não incluir nos respetivos estudos e negociações nenhum representante das estruturas de saúde locais.

Como eleitos da Assembleia Municipal de Ovar, também intervieram na audição parlamentar Arnaldo Oliveira, do Movimento 2030, e Pedro Camelo Almeida, eleito pelo CDS-PP, mas agora desvinculado do partido. Ambos alertaram para o facto de, embora a decisão pela ULS de Aveiro ou pela ULS da Feira ainda não estar formalmente tomada, os serviços telefónicos do 112 e da Linha SNS 24 já estarem a encaminhar utentes para Aveiro.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.